RESUMO DA NOTÍCIA
O governo federal anunciou na última semana o fim do programa de incentivo à indústra, que disponibilizou créditos para as fabricantes aplicarem descontos em carros de passeio de até R$ 120 mil. Nesta segunda-feira (10) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) atualizou a tabela com os valores utilizados por cada fabricante.
O valor total anunciado para automóveis foi de R$ 800 milhões. Porém, na prática, R$ 650 milhões foram oferecidos. Isso porque o MDIC guardou R$ 150 milhões que compensam a arrecadação do IPI e do PIS/Cofins.
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Segundo o painel do governo, as marcas da Stellantis foram as que mais solicitaram créditos para carros populares: um total de R$ 280 milhões. Fiat e Jeep receberam R$ 230 milhões, enquanto Peugeot e Citroën somaram R$ 50 milhões.
A Volkswagen pediu R$ 100 milhões ao governo, fator que colaborou para que Polo e T-Cross aparecessem entre os carros mais vendidos de junho. A Renault pediu R$ 90 milhões, enquanto a Hyundai, R$ 80 milhões.
A Chevrolet requisitou R$ 50 milhões, enquanto Nissan, Toyota e Honda solicitaram R$ 20 milhões cada. Confira o gráfico abaixo:
O plano do governo para baratear carros populares durou pouco mais de um mês e alavancou as vendas no Brasil. “Registramos o terceiro melhor emplacamento diário da história e o melhor em dez anos, com 27 mil unidades em apenas um dia, 30 de junho”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Apesar do encerramento dos créditos para carros de passeio, o programa de incentivo continua ativo para vans, ônibus e caminhões.
Segundo o MDIC, a indústria já pediu R$ 140 milhões em créditos para baratear veículos de transporte de passageiros e R$ 100 milhões para veículos de carga. Ainda restam R$ 800 milhões a serem consumidos do montante de R$ 1,8 bilhão.
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Fonte: direitonews