Jaguar F-Type 75 marca a despedida do esportivo, mas com motor 2.0


RESUMO DA REPORTAGEM
Jaguar F-Type 75 é uma edição de despedida do esportivo.
– Apenas 14 unidades foram trazidas ao Brasil.
– Série especial custa R$ 612.977.
– Legado da linha “Type” começou em 1948 com o XK120.
– F-Type foi lançado em 2013 e teve uma só geração.

É o fim de uma era. O Jaguar F-Type se despede das ruas, encerrando 75 anos de um legado marcante. Não é exagero: essa é uma linhagem que tem ainda o E-Type, um esportivo presente em 100% das listas de “melhores carros já feitos na história”.

No Brasil, 14 carros da série especial F-Type 75 Years foram importados, mas apenas 12 unidades serão colocadas à venda, por ora, já que duas serão utilizadas pelo próprio fabricante – como essa que você vê nas fotos. Porém, a Jaguar optou por trazer exclusivamente a versão cabriolet com motor 2.0 turbo de 300 cv.

Não há opção de cores além dessa tonalidade verde, nem de opcionais. O preço é de R$ 612.977.

O fim do ciclo de vida do Jaguar F-Type, que fez sua estreia em 2013, coincide com uma nova fase da marca, que irá se dedicar aos modelos elétricos. Ainda não há informações sobre a continuidade do legado “Type”, que começou em 1948 com o XK120. Na época, era o carro mais rápido do mundo — daí seu nome, em alusão as 120 milhas de velocidade máxima (o equivalente a 193 km/h).

A única informação exata possível de cravar é que o próximo Type será um esportivo totalmente elétrico – como já ocorre atualmente com o I-Pace.

O Jaguar F-Type foi um dos estreantes de uma época de estrutura monobloco construída com alumínio e uso intenso de cola – o que reduziu a quantidade de pontos de solda e parafusos.

Desde sua estreia em 2012, o F-Type passou por apenas uma atualização de estilo e tecnológica, em 2019. Recebeu um sistema multimídia de 12,3 polegadas e iluminação de LED.

Também incluiu na linha a versão P300, equipada com o motor Ingenium 2.0 turbo de 300 cv aliada ao câmbio automático (com conversor de torque) de oito marchas.

Essa configuração vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos (segundo dados do fabricante) e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. A tração é traseira.

Leia também sobre o Toyota Corolla GR – um esportivo raiz com tração integral e câmbio manual – pela primeira vez no Brasil.

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Fonte: direitonews

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