Os estagiários do Programa Antonieta de Barros (PAB) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina participaram de um encontro de formação e aprofundamento específico sobre fotografia, redes sociais e comunicação digital.
A realização foi do Centro de Apoio às Câmaras Municipais (Ceac), mantido pelo Parlamento. A servidora responsável pelo Ceac, Ilka Maria Fretta, destacou o objetivo da atividade. “Hoje, boa parte do convívio dos jovens com a família, com colegas de trabalho e amigos é por meio do celular, das redes sociais, por isso tomamos esta iniciativa, para ampliar o conhecimento dos nossos estagiários sobre as novas mídias”.
Em uma roda de conversa, os estagiários foram divididos em duas turmas de acordo com o turno em que prestam serviço no Parlamento. A coordenadora de Estágios Especiais da Alesc, Mirian Lopes Pereira, informou que o encontro pretende ampliar a formação desses estagiários para um futuro emprego. “O PAB é uma política que transforma, então nós capacitamos estes jovens para atuarem no Poder Legislativo, mas também os preparamos para o mercado de trabalho”.
O encontro reuniu diversos palestrantes que são servidores da Assembleia Legislativa. O fotógrafo da Diretoria de Comunicação Social, Solon Soares, falou sobre fotografia no celular. “Compartilhei conhecimento sobre enquadramento, entre outras questões técnicas, porque hoje em dia não é somente atrás da câmera que se faz uma boa foto”.
O gerente das redes sociais do Parlamento, jornalista Rony Ramos, explicou a importância do gerenciamento das mídias sociais para a carreira profissional. “Estamos orientando os estagiários sobre o cuidado na forma como publicam determinados assuntos nas redes, pois isso pode atrapalhar até mesmo em uma possível vaga de emprego, porque as empresas acompanham a relação entre as mídias sociais, emprego e a vida do candidato.”
O jornalista Paulo Cesar Santos compartilhou informações sobre a comunicação digital. “A gente vem com essa evolução do jornalismo para o meio digital desde 1995 e, com a ampliação das mídias sociais, a comunicação ficou muito mais ágil e rápida. Por isso é importante falar destas ferramentas, e dimensioná-las à nossa capacidade de absorver e filtrar tanto conteúdo.”
Com informações de Maria Helena Saris
Fonte: alesc.sc.gov