O projeto de extensão “Observatório de Saúde dos Povos Indígenas de MT” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, realiza nesta quarta-feira (5), às 18h30, a roda de conversa sobre masculinidades. O evento é aberto, gratuito e será no auditório da Adufmat. O evento gera certificado de 4 horas para os inscritos.
“A ideia da roda de conversa é promover um encontro de saberes tradicionais indígenas e os saberes acadêmicos do campo da saúde, com o objetivo de qualificar nossa formação em Saúde, a partir de um olhar de respeito e valorização aos saberes Indígenas. Muitos de nossos estudantes trabalham com públicos de povos tradicionais após a formatura e passam todo processo formativo sem conhecer os modos de vida, as culturas, as tradições. Então a roda de conversa tem esse propósito”, explica a professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), Marcia Montanari.
A professora explica que em Mato Grosso há povos Indígenas de etnias, culturas, línguas e modos de vida diferentes. “Desse rico e diverso universo de saberes, convidamos cuidadores das etnias Bakairi e Enawene Nawe”, conta Marcia Montanari. A atividade faz parte do projeto de extensão “Observatório de Saúde dos Povos Indígenas de MT”, uma parceria entre ISC/UFMT, FEPOIMT, SES/MT e outros parceiros institucionais.
A ideia é que outras rodas de conversa aconteçam envolvendo outros povos indígenas. “Pretendemos promover encontros como esse todos os anos, oportunizando esse compartilhamento de saberes aos nossos estudantes da UFMT e toda comunidade acadêmica”, finaliza.
Fonte: ufmt