Com os manifestantes do ‘Just Stop Oil’, tendo invadido a pista na primeira volta do GP da Inglaterra de Fórmula 1 no ano passado, os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, esperam que tal incidente não se repita este ano.
Norris afirmou que os manifestantes não devem se envolver em protestos ‘estúpidos’ e ‘egoístas’ na corrida em Silverstone neste próximo final de semana.
A corrida do ano passado em Silverstone foi prejudicada quando manifestantes do ‘Just Stop Oil’ invadiram a pista na primeira volta, mas a invasão acabou não tendo maiores consequências, nem chamando tanta atenção, pois logo após a largada já na primeira curva, ocorreu um toque entre George Russell e Zhou Guanyu, que terminou com o Alfa Romeo do piloto chinês capotando violentamente.
Com a corrida já com bandeira vermelha devido ao acidente, a presença dos manifestantes não teve influência significativa na corrida, embora os envolvidos tenham sido condenados em fevereiro por causar incômodo público e colocar vidas em risco, as deles próprios, e também de pilotos e fiscais de pista.
Nos últimos meses, os manifestantes do ‘Just Stop Oil’ interromperam eventos de críquete, corrida de cavalos, sinuca e rúgbi, com o incidente mais recente ocorrendo durante o segundo teste Ashes da semana passada no Lord’s Cricket Ground em Londres, e Norris pediu aos manifestantes que não ponham em risco vidas neste próximo final de semana em Silverstone.
“É uma coisa estúpida colocar sua vida em perigo com carros circulando”, disse Norris à imprensa. “É uma coisa muito egoísta de se fazer, por causa das consequências que isso tem para a pessoa que pilota um carro de corrida se algo acontecer.”
O britânico acrescentou que apoia a ideia de protestar, desde que seja feito ‘da maneira certa’.
“Não é minha área de especialização, mas todo mundo tem o direito de fazer isso. Acho que existem boas maneiras de fazer isso e maneiras piores”, disse Norris.
“Eu vi Lewis (Hamilton) dizendo que apoia protestos e pessoas que defendem o que acham que é certo, desde que seja feito da maneira certa. Isso é o mais importante.”
“Não quero pensar nisso como uma preocupação. Acho que Silverstone fará o melhor trabalho possível para impedir esse tipo de coisa. Espero que as pessoas sejam inteligentes o suficiente para não fazer isso novamente. Existem muitas outras maneiras muito mais seguras de obter a mesma atenção. Eu também apoio, desde que o façam da maneira certa”, acrescentou Norris.
Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ecoou a visão do britânico, acrescentando que espera que a experiência de 2022, signifique que Silverstone esteja mais preparado para lidar com invasores de pista este ano.
“Ir para uma pista de corrida com carros chegando a 300 km/h não é o caminho a seguir”, disse Piastri.
“Eles tiveram as consequências de suas ações no ano passado, é claro que espero que não aconteça novamente. Tenho certeza de que Silverstone terá medidas para impedir isso.”
“Obviamente é um pouco mais fácil e menos perigoso pular em um campo de críquete do que em uma pista de corrida”, encerrou o australiano.
Fonte: f1mania