Volkswagen vai investir R$ 5,2 bilhões na América do Sul, mas não fará carros elétricos na região


Mesmo com as dificuldades enfrentadas no mercado brasileiro, que resultaram em uma pausa na produção de suas três fábricas por aqui, a Volkswagen ainda aposta suas fichas no Brasil e na América do Sul.

A fabricante vai investir 1 bilhão de euros (mais de R$ 5,2 bilhões) com o objetivo de crescer aproximadamente 40% no país até 2027. Para isso, vai lançar 15 modelos, entre flex e elétricos, nos próximos dois anos, além de anunciar que terá carros híbridos também mais à frente.

O foco da Volkswagen na região, porém, continua sendo o etanol e outros biocombustíveis, já que não acredita que o desenvolvimento do mercado de elétricos será tão rápido quanto na Europa. Segundo informações da marca, a participação de veículos movidos a energia elétrica no Brasil será de apenas 4% em 2033, mas a pretensão é crescer mais que o mercado no segmento nesse período.

“Como um mercado em crescimento acelerado, a América do Sul tem importância estratégica para a Volkswagen. Nos últimos anos, as equipes locais aumentaram os lucros e a competitividade de forma sustentável. A missão agora é continuar trabalhando com custos efetivos e, ao mesmo tempo, implementar uma ofensiva de produto. Para isso investiremos 1 bilhão de euros na região até 2026”, declarou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Entre as estratégias da marca para o uso do dinheiro estão o desenvolvimento de novos motores a combustão e de modelos de negócios, como o aluguel de veículos — segundo a empresa, foram 3 mil assinaturas de carros no país em 2022, número que deve crescer 150% neste ano.

Até o fim de 2023, a marca trará seus dois primeiros elétricos ao Brasil, o ID.4 e a ID.Buzz (a Kombi do futuro)ainda que em um programa de assinaturas. A Volkswagen é uma das poucas fabricantes que ainda não vende carros elétricos em sua linha no mercado brasileiro. Ou seja, quem quiser levar um ID.4 para casa, por exemplo, terá de desembolsar ao menos R$ 10 mil por mês.

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Fonte: direitonews

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