A BYD oficializou nesta terça-feira (4) a compra de uma fábrica de automóveis em Camaçari (BA). A cerimônia de anúncio, que foi realizada na capital baiana, contou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e executivos do alto escalão da montadora chinesa. A Ford ainda não se manifestou sobre o complexo em questão se tratar do que foi fechado no início de 2021.
O contrato prevê investimento de R$ 3 bilhões para a construção de três unidades dentro do complexo que serão responsáveis por produzir automóveis, caminhões e ônibus e processar células de lítio e ferro fosfato.
Na primeira fase, a capacidade da produção está estimada em 150 mil unidades ao ano, podendo chegar a 300 mil unidades que poderão ser exportadas para outros países da América Latina e até para a Europa. As três fábricas devem gerar mais de 5 mil empregos e serão inauguradas de forma simultânea no segundo semestre de 2024.
Entramos em contato com a Ford questionando o silêncio em relação à venda da fábrica em Camaçari. Até o momento, a fabricante não retornou. Durante a cerimônia, o governador da Bahia declarou que “inicialmente, a BYD está tratando com a Ford para fazer uma possível negociação. Nós estaremos acompanhando, mas estamos dispostos a fazer o que for possível e preciso para que a gente ajude a resolver essa transação”.
De qualquer forma, Jerônimo Rodrigues anunciou que, caso o acordo não vingue, o governo irá encontrar um outro local em Camaçari para a montadora se instalar.
Porém, levando em conta o cronograma da BYD para iniciar as atividades no Brasil, só será possível começar a produzir no segundo semestre de 2024 em um complexo que já está construído, como é o caso da fábrica da Ford.
Autoesporte já havia apurado que o modelo favorito para ser o primeiro BYD nacional é o SUV híbrido Song Plus. Atualmente, o veículo é importado da China e custa R$ 270 mil. Outro forte candidato para ser nacionalizado é o hatch compacto Dolphin, que acaba de ser lançado por menos de R$ 150 mil e teve 146 unidades comercializadas em algumas horas.
O modelo tem tamanho semelhante ao de um Chevrolet Onix, mas custa o mesmo que rivais elétricos bem menores, como Renault Kwid E-Tech, Jac E-JS1 e Caoa Chery iCar. O concorrente direto da BYD para esse trio é o Seagull, que será lançado no ano que vem por aqui. Se o pequeno elétrico fizer sucesso, também pode passar a ser produzido em Camaçari.
Ainda que não tenha decolado nas vendas, a BYD vai consolidando a estrutura no Brasil. Já foram inauguradas 24 concessionárias, o dobro de lojas da Jac Motors e mais do que a rede de pontos de vendas de veículos elétricos da Mercedes-Benz. A previsão é terminar 2023 com 100 endereços em todo o Brasil.
O governador da Bahia também anunciou que todos os carros elétricos vendidos no estado por menos de R$ 300 mil serão isentos do pagamento do IPVA. Além disso, declarou que a frota de carros municipais e do estado deverá ser elétrica.
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Fonte: direitonews