Ganhadora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Veia Nordestina”, Mariana Aydar será a atração principal da festa julina do SESI Lab no dia 1º de julho. O show “Forró da Mari” marcará o início de um mês inteiro de gratuidade e programação especial de férias no museu 100% interativo. A apresentação será a partir das 17h, mas a programação do “arraiá” começará às 13h.
Para participar da programação de julho nas áreas externa e interna do SESI Lab será necessário emitir ingresso na Sympla. Mas, claro, tudo sem cobrança. O SESI Lab fica no Setor Cultural Sul, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
A concentração da festa julina do SESI Lab será na Praça da Árvore e contará ainda com apresentação de quadrilhas e do grupo Nilson Freira e Forró Pé de Serra, além de comidas e brincadeiras típicas dessa época do ano. O festejo temático conta com apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e do Serviço Social da Indústria do DF (SESI-DF).
Contemporaneidade, alegria e raízes nordestinas
A cantora e compositora paulistana alia elementos e ritmos contemporâneos as suas raízes do forró. A paixão de Mariana Aydar pela cultura do Nordeste nasceu na infância, percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury nos carnavais de Salvador e passou por muitas casas de forró com a antiga banda Caruá. Com músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos conservadores e patriarcais, Mariana se consolida como uma voz atual e necessária para a música brasileira.
O que esperar da apresentação no SESI Lab? Um show pra lá de dançante e animado que já percorreu muitas cidades do Brasil e do mundo, tendo passado por Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados. Além disso, foram várias paradas internacionais como em Austin (EUA), Davos (Suíça), Milão (Itália), Porto (Portugal), entre outros destinos.
No repertório, composições autorais e hits da música brasileira como “Frevo mulher”, “Medo bobo”, “Pagode Russo”, “Te faço um cafuné” e “Preciso do teu sorriso”.
Brinca+ SESI Lab
Um presente para toda a família aproveitar as férias escolares de julho. O “Brinca+ SESI Lab” terá programação especial com foco no público infanto-juvenil repleta de shows, performances, teatro, contação de histórias, filmes e oficinas. E só melhora: tudo gratuito para todos os públicos de 1º a 30 de julho!
Durante todo o mês, o horário de funcionamento seguirá o mesmo: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 19h. A programação especial de férias acontecerá em todas as sextas, sábados e domingos de julho. Nos demais dias, o museu estará aberto para visitação. Em todos os dias a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
A ocupação dos arredores do museu é uma das novidades para o período de férias escolares. Brinquedos desenvolvidos pela Erê Lab serão instalados na área externa, no calçadão, onde também será realizada uma série de oficinas com educadores, artistas e profissionais do mundo maker. Por ali, a criação, a experimentação, a criatividade e a brincadeira serão os grandes motores para o aprendizado!
O café SESI Lab funcionará nos mesmos dias e horários de atividades do museu. Nos finais de semana de julho, será oferecida a opção de venda de cestas de café de manhã para piqueniques, que poderão ser feitos na área externa. A loja do museu terá novidades, com novas coleções desenvolvidas com artistas locais e também de renome nacional.
O serviço de alimentação será reforçado na área externa, com um cardápio pra lá de especial oferecido pelo Superquadra e Traçado Bar.
A programação detalhada será divulgada semanalmente no Instagram do SESI Lab. Acompanhe e já marca na agenda!
Na Praça da Árvore, atrações musicais e lúdicas
Com toda a estrutura necessária, a Praça da Árvore receberá atrações muito especiais. Grupos e artistas relevantes para o setor cultural de Brasília e do Brasil também marcarão presença no museu ao longo do mês. Em julho, a programação no anfiteatro nos finais de semana com atrações às 10h, às 14h e às 17h. A estreia de sábado (1) será na festa julina.
Já no domingo (2) haverá oficina circense com turmas às 14h e às 15h. Logo após, às 17h, a atração principal será o Patubatê, grupo performático de percussão brasileira feita em material reciclável e música eletrônica. Influenciados pelos trabalhos do Stomp, Blue Man Group e Hermeto Pascoal. O Patubatê é conhecido no Brasil e no mundo por fazer instrumentos com latas, tonéis, baldes, panelas e peças de automóveis.
Aqui tem mão na massa? Tem sim, senhor!
Oficinas inéditas foram desenvolvidas pela equipe educativa do SESI Lab para serem realizadas na calçada do museu especialmente em julho. As oficinas serão realizadas às 10h, às 14h e às 16h nas sextas-feiras. Já aos sábados e domingos, às 11h, às 15h e às 17h.
Já na parte interna do SESI Lab serão oferecidas atividades de exploração das galerias expositivas e sessões interativas no painel de led.
As senhas para participar da programação interna e externa serão distribuídas 30 minutos antes de cada início, no balcão de informações localizado na entrada principal do museu. Cada atividade terá capacidade para receber até 40 pessoas.
Confira as oficinas de domingo (2) promovidas no Brinca+ SESI Lab:
11h – Soltando Pipas no SESI Lab: Oficina desenhada especialmente para estimular sentidos e habilidades cognitivas na confecção e brincadeira de soltar pipas, além apresentar a ciência envolvida nessa brincadeira. Na hora de empinar, é preciso trabalhar em equipe. Através dessa atividade mão na massa as crianças construirão suas próprias pipas, e se divertirão com o desafio gostoso de colocá-las no ar.
15h – Ora, bolhas!: A oficina pretende abordar conceitos de ciências, investigar tecnologias e propor espaço para exploração artística utilizando bolhas de sabão de diferentes tamanhos e formatos. Ao fabricar o próprio instrumento para criar bolhas gigantes os participantes poderão observar propriedades dos líquidos como tensão superficial e densidade. Também poderão correlacionar formas bidimensionais, tridimensionais e proporção entre os tamanhos das bolhas criadas.
17h – Experimentando Aviões de Papel: Os participantes irão investigar como diferentes estilos de avião de papel afetam o seu voo. Os participantes serão convidados a medir qual a distância que os seus aviões percorrem, quanto de peso conseguem suportar e o quão rápido conseguem ir.
Cinema de rua mais democrático da cidade também vira palco teatral
Com a inauguração do SESI Lab, Brasília ganhou um espaço para projeção de filmes, com entrada grátis, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel do SESI Lab é um presente para os cinéfilos com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações. Em julho, o local promoverá o projeto “Cine Curtas”, com sessões às 15h30 e às 17h, a partir de 2 de julho.
Na manhã de domingo (2), às 11h, o espaço receberá espetáculos o espetáculo “Sementes – quando o sonhadário germina”, espetáculo infantil que fala sobre as possíveis sementes da vida, das organizações, dos desejos, dos sonhos, da arte. A peça do grupo Casulo é destinada a crianças a partir de 4 anos e a metáfora de plantar e cuidar de uma semente é explorada até a última potência.
Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação
O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.
O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.
SESI Lab: arte, cultura, ciência e tecnologia
Onde fica: Setor Cultural Sul – Brasília, DF.
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br
Fonte: portaldaindustria