Evento debate temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


A Escola da Alesc, em parceria com a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Florianópolis, promove nesta quinta-feira (29), no Plenarinho da Assembleia, o Seminário de Educação Ambiental, com o objetivo de promover intercâmbio educacional e compartilhar experiências entre representantes das áreas de sustentabilidade, infraestrutura e urbanismo.

Durante toda a manhã, das 8 às 13 horas, serão debatidos temas relevantes para o desenvolvimento sustentável catarinense como a economia verde e criatividade para projetos sustentáveis; os biomas do litoral catarinense; paisagens ecológicas costeiras, interface Ciência e Direito e desafios para a gestão do território. A ideia é alinhar os debates aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e, dessa forma, contribuir para a elevação da qualidade de vida de quem vive em Santa Catarina.

No entendimento de especialistas que participarão do evento, pode-se considerar “educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

A coordenadora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, observa que “esse tipo de educação representa um processo para preservar o patrimônio ambiental e criar novos modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis e não apenas do ponto de vista ecológico, mas também relacionados a aspectos políticos, econômicos, sociais, éticos, entre outros”. Além disso, ela acredita que é fundamental refletir sobre a questão, uma vez que a educação ambiental é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade e a preservação do planeta. “É preciso que todos se conscientizem da necessidade de se preservar o meio ambiente, porque depende das nossas atitudes gerar mais ou menos impacto ambiental”, finaliza.

As inscrições para o evento podem ser feitas diretamente no local ou pelo site da Escola da Alesc.

Programação

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Recepção e Coffeebreak
  • 9h – Abertura (Mesa e Abertura com autoridades: Vereadores, Deputados, Secretários Municipais do Meio Ambiente, Representante do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina)
  • 10h – Painel I – Economia Verde e Criatividade para Projetos Sustentáveis (com Felippe Angelo Pozza e João Flávio Alves)
  • 11h – Painel II – Os Biomas do Litoral Catarinense (com Gustavo Ribeiro e Collini Cristina Pinheiro)
  • 12h – Palestra – Paisagens Ecológicas Costeiras, Interface Ciência e Direito: Desafios para a Gestão do Território (com Ricardo Boelter Moraes)
  • 13h – Encerramento

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Polícia Civil prende autor de furto a veículos em estacionamentos de supermercados na Capital
Próxima Evento “Todo mundo tem que falar e comer” ganha edição na praça Memorial Vladimir Herzog