Taiwan envia vice-premiê ao Japão pela 1ª vez em 29 anos para discutir indústria de semicondutores


Cheng visitou as principais empresas japonesas para manter discussões sobre questões importantes, como o fortalecimento das cadeias de suprimentos de semicondutores de Taiwan, acrescentou o comunicado citado pela Bloomberg.
Essa é a primeira viagem de um premiê a Tóquio em quase três décadas e mostra a intenção da ilha de alongar suas relações diplomáticas além de buscar manter seu alto padrão de exportações de chips, visto que os pedidos de exportação de Taiwan despencaram em maio pelo nono mês consecutivo em meio a uma queda global na demanda por chips, ressalta a mídia.
Drone de rastreamento Global Hawk no seu hangar na Base Aérea de Misawa, Japão, 30 de maio de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023

Durante sua visita ao Japão, que termina amanhã (29), Cheng foi acompanhado por executivos de empresas de tecnologia como Lite-On Technology e Wistron.
Em Tóquio, Cheng se encontrou com Toshimitsu Motegi, secretário-geral do Partido Liberal Democrata e potencial futuro candidato a primeiro-ministro.
O vice-premiê taiwanês também conheceu Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão e agora vice-presidente do Partido Liberal Democrata (PLD). Eles mantiveram “discussões profundas sobre as trocas econômicas e comerciais de Taiwan-Japão, cooperação industrial e fortalecimento das relações Taiwan-Japão“, disse Cheng em uma rede social.
O chefe do departamento de Tratados e Direito do Ministério do Comércio, Li Yongjie (R), e o porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, respondem a perguntas durante uma conferência de imprensa do Ministério do Comércio (MofCom) em Pequim em 30 de dezembro - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023

A viagem do vice-primeiro ministro provavelmente irritará a China, que se opõe ao fato de Taiwan ter contatos oficiais com nações com as quais mantém relações diplomáticas. Para Pequim, a ilha faz parte de seu território e parte da política de Uma Só China.
No ano passado, quando o vice-presidente Lai Ching-te viajou ao Japão para o funeral do ex-líder Shinzo Abe, a China apresentou protesto diplomático.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores População de Rondonópolis cresce 20,1% e chega a quase 245 mil habitantes
Próxima ‘Emparedamento’ de Campos Neto põe em risco o êxito de combate à inflação