Acne ou rosácea? Essa é uma das maiores dúvidas das pessoas quando o assunto é doença de pele! Mas afinal, qual é a diferença entre elas? Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, a rosácea não apresenta cravos e seu principal sintoma é uma vermelhidão persistente, o que não acontece no quadro acneico. A localização das condições no corpo também ajuda a diferenciá-las.
“A acne é encontrada em várias áreas da face, pescoço e costas, enquanto a rosácea afeta principalmente a região do nariz, bochechas e queixo”, afirma a médica especialista em cosmetologia Cláudia Merlo.
Causas da acne e rosácea não são as mesmas
Ela ensina que a acne, por exemplo, atinge os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, apresenta conteúdo bacteriano nas pústulas e tem relação com alterações hormonais. “Já a rosácea tem um componente inflamatório vascular, causando vermelhidão, inchaço local, sensação de ardor e queimação, além de pústulas estéreis. A condição também está relacionada com fatores como mudanças de temperatura e estresse”, acrescenta.
Segundo a cirurgiã vascular Aline Lamaita, portadores de rosácea também podem sofrer com vasinhos no rosto, conhecidos como spider veins (veias de aranha, em tradução livre, por conta da aparência). “Esses vasinhos podem aparecer na bochecha, na região do malar e do nariz em pacientes que têm rosácea e é provocada por qualquer coisa que cause um processo inflamatório, como tomar sol em excesso, por exemplo”, completa.
Saiba quais são os tratamentos para as duas condições no Toda Teen, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.