A estruturação e profissionalização do setor, execução de emendas parlamentares e as fontes Alternativas de Recursos, foram os objetivos do seminário realizado na AMM, nesta segunda-feira. O evento foi destinado aos técnicos que atuam nas mais diversas secretarias municipais nos processos de captação de recursos externos para execução de obras e serviços, compra de equipamentos e desenvolvimentos dos mais variados projetos que visam entrega de políticas públicas à população.
A finalidade é promover a compreensão sobre técnicas e processos que envolvem a captação de recursos, com apontamentos de diretrizes que podem contribuir para a criação e profissionalização de setor específico, com formação de gestores para aprimoramento de conhecimento e habilidades necessárias para atuação na área, além de detalhar os tipos de emendas parlamentares e as formas de execução, bem como, trazer um cenário de fontes alternativas de captação de recursos através da Plataforma Êxitos.
O tema foi conduzido pela palestrante, Marli Burato, que é Mestre em Sociologia Política. MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduada em Ciências Políticas e Sociais. Especialista em processos de transferências de recursos voluntários da União. Ministrante de cursos, Consultora da Confederação Nacional dos Municípios, além de Curadora de Cursos da ENAP, Sócia Fundadora e CEO da Plataforma Êxitos.
Durante o evento, ela abordou Estruturação do Setor de Captação e Execução de Recursos: Conceitos e definições; A estruturação do setor de captação de recursos e atribuições do gerente de projetos; Perfil profissional e conhecimentos básicos para realização das atividades inerentes a captação de recursos; Processos de planejamento, mapeamento e priorização de demandas; Plano de captação de recursos.
O que é a Plataforma Êxitos e como acessar; Demonstração das configurações dos Perfis do usuário; Apresentação do Módulo Oportunidades de Captação de Recursos; Como mapear recursos para seu município.
Fonte: amm