F1: Brundle comenta possível retirada dos cobertores de pneus


Em meio à possibilidade de os cobertores de pneus serem banidos da Fórmula 1 a partir de 2024, o ex-piloto e atual comentarista, Martin Brundle acredita que essa mudança de regra pode ter um grande impacto nas sessões de qualificação.

A mudança das condições climáticas na qualificação para o GP do Canadá, resultou em uma ordem ligeiramente confusa no grid no domingo, com alguns pilotos se beneficiando de uma troca de pneus oportuna no Q2, enquanto outros não.

Caso os aquecedores de pneus sejam banidos da F1 em 2024, como foi proposto, mas ainda não aprovado, Brundle acredita que momentos como ocorreu na qualificação no Canadá não irão se repetir.

“Uma sessão de qualificação molhada, embora em alguns momentos quase seca, trouxe algumas emoções e surpresas para um grid bem embaralhado”, escreveu Brundle em sua coluna na Sky Sports F1, após o fim de semana em Montreal.

“Havia uma janela de duas voltas para colocar pneus de seco no Q2, o que Alex Albon e a Williams, como alguns outros fizeram bem, mas Sergio Perez em seu Red Bull e Charles Leclerc em sua Ferrari, simplesmente não.”

“Foi um bom lembrete para aqueles que querem tirar os aquecedores de pneus, de que tais momentos desaparecerão se os cobertores forem realmente banidos”, acrescentou.

“Ninguém vai se aventurar com pneus slicks frios em nada parecido com aquelas condições em Montreal, e nem em uma corrida até que tenha certeza de que podem permanecer na pista e gerar calor em vez de bater os carros.”

Brundle acredita que existem medidas alternativas que a Fórmula 1 poderia adotar, em sua tentativa de ser mais ecológica. “Existem maneiras melhores de ser ecologicamente correto, em vez de abastecer um carro de F1 para algumas voltas extras para aquecer os pneus a cada corrida, em vez de aplicar diretamente um sistema de manta muito eficiente que aquece especificamente o pneu e a roda”, finalizou o ex-piloto de F1.

Uma votação final sobre o assunto, está programada para ocorrer após o teste de pneus em Silverstone, que será realizado logo depois do GP da Inglaterra.

Fonte: f1mania

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