Arquidiocese de Belém diz que fala do prefeito do Psol contra o Círio “fere a comunidade católica”


lula-janja-edmilson-rodrigues-comicio-belem-para-848x477-1

Neste sábado (3), a Arquidiocese de Belém lamentou a declaração do  prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (Psol), que disse que a tradicional celebração religiosa Círio de Nazaré “é do povo” e não mais da Igreja Católica.

“As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número 230, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da Igreja Católica Apostólica Romana”, afirma o comunicado, assinado por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

E prefeito deu a declaração ao lado de Rosângela Silva, conhecida como Janja, e de Lula.

Ao subir ao palco para entregar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Janja, Rodrigues disse que o Círio de Nazaré, um dos maiores evento católicos do mundo, que acontece em outubro, não pertencia mais à Igreja Católica.

Eis a nota da Arquidiocese 

A Arquidiocese de Belém lamenta profunda e publicamente as afirmações proferidas no dia 1º de setembro, em Belém, em que sua excelência o Prefeito Municipal declarou o Círio de Nazaré como não pertencente à Igreja Católica.

As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número 230, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da Igreja Católica Apostólica Romana.

Sabemos que o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, como tal, tem significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica.

Assim sendo, toda e qualquer pessoa se sinta bem-vinda para viver e participar desta manifestação mariana, independentemente de sua devoção. Porém, jamais será permitida pela Arquidiocese de Belém qualquer manifestação que pretenda se apossar e muito menos ultrajar nossa fé católica, independente das intenções ou pretensões de qualquer ordem.

Convidamos a todo povo de Deus a manifestar a ação de graças por mais um Círio a ser realizado com toda a dignidade, e conclamamos, mais do que nunca, que preservemos em nossos corações a maior devoção mariana de nosso povo, o Círio de Nazaré. Sintam-se todos convidados, ninguém se sinta excluído e todos respeitem nossa fé católica, como procuramos respeitar o direito de liberdade religiosa em nossa sociedade.

Desejamos manter o relacionamento atencioso e dialogal com todas as autoridades legitimamente constituídas, como já fizemos nesta ocasião, ao manifestar nossa estranheza e solicitar manifestação pública esclarecedora, em vista da superação do impasse e do escândalo indesejado por todos, certos de que as instâncias civis e religiosas continuarão a exercer sua própria missão, mantendo a necessária autonomia correspondente à liberdade religiosa garantida pela Constituição Brasileira.

Belém do Pará, 3 de setembro de 2022, Festa de São Gregório Magno, que foi Prefeito de Roma e Papa!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém

Anteriores Paciente viaja mais de 600 km para receber atendimento especializado no Centro de Tratamento de Queimados do HMC
Próxima Ricciardo revela pedido de desculpa de Webber por situação com Piastri na F1: “Bom falar com ele”