O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informa que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já deu início à coleta dos dados educacionais do Censo Escolar 2023. Entre outros objetivos, essa importante iniciativa fornece informações imprescindíveis para que as autoridades competentes do governo federal possam planejar e disponibilizar os recursos necessários para o transporte escolar dos estudantes que moram nas zonas rurais.
Gestores educacionais de estados e municípios podem declarar as informações de forma on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho. “Ressaltamos a importância de preencher todas as informações de forma precisa e atualizada, uma vez que elas são essenciais para que os gestores educacionais do governo federal possam compreender a situação de cada localidade e atender corretamente às demandas dos entes federativos”, destaca a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
Segundo o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE, Djailson Dantas, ao preencher o formulário do estudante no Censo Escolar, os gestores locais contribuem diretamente para o planejamento eficiente da política de transporte escolar. “A precisão desses dados é essencial para a formulação dos programas de transporte escolar, que visam garantir a qualidade e a segurança no deslocamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento e o rendimento escolar dos alunos das redes públicas de educação básica.”
Fonte: amm