Altos funcionários dos EUA se surpreendem por Biden tachar Xi de ‘ditador’, diz mídia


Biden afirmou na terça-feira (20) que Xi Jinping não tinha todas as informações sobre o incidente do balão e “ficou muito zangado” porque era “muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu”.
Os comentários de Biden foram publicados pela Casa Branca um dia após a visita à China do secretário de Estado, Antony Blinken, que se reuniu com Xi e membros da cúpula política, para aliviar as tensões entre os dois países.
Em particular, funcionários dos EUA esclareceram as declarações de Biden, suavizando as coisas com os chineses, dizendo que a descrição de Biden de Xi não reflete a opinião da administração Biden como um todo, disse o relatório.
As autoridades não veem o comentário como um retrocesso ao progresso feito pela recente visita do secretário de Estado Antony Blinken à China, acrescentou o relatório.
As autoridades oficiais também disseram que Blinken está acostumado a Biden fazer comentários fora de cor e não sente que o incidente equivalerá a nada.
Alguns funcionários dos EUA minimizaram o comentário sugerindo que o presidente estava falando em geral sobre ditadores e não destacando Xi, de acordo com o relatório, enquanto outros acreditavam que os comentários de Biden foram intencionalmente direcionados.
O presidente dos EUA Joe Biden com seu filho Hunter Biden, à esquerda, e sua irmã Valerie Biden Owens, à direita, enquanto olha para uma placa dedicada a seu falecido filho Beau Biden durante visita ao Mayo Roscommon Hospice em County Mayo, Irlanda, 14 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores TCE-MT realiza capacitação sobre governança e gestão de riscos em contratações
Próxima Diplomata russo: EUA devem pagar pela recuperação da Ucrânia, já que prologam as hostilidades