Pastores evangélicos do município de Rondonópolis foram homenageados pelo deputado Thiago Silva (MDB) com a entrega de honrarias durante sessão especial realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Rondonópolis, na noite desta segunda-feira (19).
Durante a solenidade, 133 pessoas foram agraciadas com títulos de cidadão mato-grossense, moções de aplausos e comendas. Cinco pastores receberam a comenda Dante de Oliveira, honraria que se destina a homenagear personalidades que tenham se destacado na atuação em defesa da democracia e da cidadania.
Walter dos Santos foi um dos cinco condecorados. Pastor há 47 anos, ele afirma que deixou um provável futuro promissor no futebol profissional para seguir o chamado de Deus, que garante ter ouvido de maneira clara, durante um evento que contou com a presença do Pelé, na década de 60.
“Quando o Pelé entrou, com todo aquele barulho, mesmo assim eu ouvi uma voz bem audível do céu, que falou para mim: ‘aqui não é o teu lugar, lembra-te o que me prometestes’. Então, naquele dia eu decidi me tornar crente. Tenho muito orgulho em trabalhar por Mato Grosso e levar a palavra de Deus durante todo esse tempo e agradeço ao deputado Thiago Silva, que eu tive o prazer de consagrar quando era bebê”, conta.
A comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes, que homenageia os migrantes que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento do estado de Mato Grosso, foi ofertada ao pastor José Antônio da Silva Sobrinho, no ato representado pelo seu filho.
Foram agraciados com moções de aplausos 116 pastores, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados nas áreas social, da comunicação e da pregação do evangelho no estado de Mato Grosso. Entre eles, Fábio dos Santos Magalhães, que realiza um trabalho de ressocialização de reeducandos através da evangelização
“Antes de as igrejas adentrarem os presídios, a margem de reintegração à sociedade dos reeducandos era de 2%. Nós conseguimos mudar esse quadro através do evangelho e hoje já chega a cerca de 25% de reeducandos que são ressocializados através do evangelismo e reintegrado à sociedade de uma forma geral”, relata.
O pastor agradeceu ao deputado Thiago Silva pelo reconhecimento. “ Para nós é um privilégio muito grande receber uma moção de aplauso através da Assembleia Legislativa e também do deputado Thiago Silva, que reconhece dentro do estado de Mato Grosso e principalmente na cidade de Rondonópolis a importância que tem o pastoreado”.
Luis Gonzaga de Oliveira foi um dos nove pastores que receberam títulos de cidadão mato-grossense. Natural de Manhuaçu (MG), chegou em Mato Grosso em 1986 e há 28 anos dedica-se ao pastoreio. Na área social, promove a distribuição de cestas básicas mensais a famílias carentes, com apoio da comunidade, e também oferece assistência aos haitianos que vivem em Rondonópolis.
O deputado Thiago silva destacou a relevância do papel dos pastores na vida dos cidadãos. “Hoje é uma noite de muita alegria, de gratidão a todos os nossos pastores, líderes religiosos, missionários aqui do município de Rondonópolis que têm trabalhado para construir uma cidade cada vez mais justa, mais fraterna e mais humanizada. Os nossos pastores têm um papel fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais humana, além do trabalho social que eles desenvolvem, ajudando o poder público também no trabalho da pregação do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Então, é uma noite de agradecer a eles por tudo que eles têm feito pela cidade de Rondonópolis e pelo estado de Mato Grosso”, declarou o parlamentar.
Fonte: al.mt.gov