Como fazer baliza com o carro de forma eficiente? Veja o passo a passo


Um dos requisitos obrigatórios para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é ser aprovado na temida baliza durante a prova prática da autoescola. Essa manobra é realizada quando um motorista precisa estacionar um veículo entre dois carros.

No entanto, essa tarefa pode ser difícil até para quem já dirige há anos. Em alguns casos, os condutores preferem até procurar outra vaga para não correr o risco de fracassar na hora de fazer a baliza.

Por isso, para facilitar a vida de quem vai realizar o exame da autoescola, ou de quem simplesmente ainda não consegue fazer essa manobra, Autoesporte mostra o passo a passo completo de como fazer baliza de forma eficiente (confira abaixo).

1) Alinhar o carro:
O primeiro passo para iniciar a baliza é acionar a seta para indicar que você vai entrar na vaga. Com isso feito, alinhe o retrovisor do seu carro com o retrovisor do veículo que estiver na vaga em frente a que você deseja estacionar, de forma paralela.

2) Girar o volante:
O próximo passo é engatar a ré e virar todo o volante para o lado da vaga que você quer entrar. Ou seja, se você deseja colocar o automóvel em uma vaga do lado esquerdo da via, vire o volante para a esquerda; se quiser deixar à direita, vire para a direita.

3) Entrar na vaga:
Em seguida, para realmente conseguir entrar na vaga, você vai precisar movimentar o carro (ainda com a ré acionada e com o volante direcionado para o lado da vaga) até enxergar, pelo retrovisor, o farol dianteiro do veículo de trás.

4) Desvirar o volante:
Depois de encontrar o farol dianteiro do carro que está estacionado atrás da sua vaga, vire todo o volante para o sentido contrário e deixe o carro entrar na vaga em marcha ré.

5) Ajustar o carro na vaga:
Por fim, olhe os retrovisores e faça ajustes básicos para o seu carro ficar perfeitamente alinhado na vaga. A preferência é que o veículo fique com uma distância de cerca de 20 cm dos automóveis dianteiro e traseiro para que os motoristas consigam sair das vagas com facilidade.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, veja o vídeo abaixo e confira como funciona o processo de fazer a baliza de forma eficiente na prática:

Uma das principais falhas dos condutores na hora de fazer a tão temida baliza é não ter noção do tamanho do carro para o espaço da vaga. Por isso, antes de começar a realizar a manobra, é importante que os motoristas confiram se o veículo realmente entra no espaço.

Para facilitar a vida de quem vai estacionar, o ideal é que ainda haja uma boa folga na vaga. Isso porque, com o devido espaço, os condutores conseguem manobrar com facilidade tanto na hora de entrar, como na hora de sair.

Outro erro comum dos motoristas é tentar consertar as manobras do veículo dentro da vaga. Por isso, se você perceber, no meio da manobra ou da baliza, que as coisas não vão bem, saia da vaga e siga o passo a passo desde o começo.

Se você continua inseguro para fazer baliza mesmo depois de conferir as dicas e o passo a passo, saiba que existem alguns recursos que podem te ajudar a manobrar. Alguns carros, por exemplo, já saem de fábrica com sensores de ré, câmera e retrovisores que mudam o ângulo do espelho durante manobras.

Por outro lado, se o seu veículo não veio equipado com esses itens, você pode adquirir os equipamentos posteriormente. Autoesporte até já contou quais acessórios comprar com até R$ 2 mil para tornar um carro usado mais atraente. Mas saiba que, em média, as tecnologias de auxílio ao estacionamento custam R$ 200.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ-RJ ordena que pai também deve viajar para conviver com filha
Próxima Vídeo: Entregadores de aplicativo cobram acesso a direitos trabalhistas