Neste sábado (17), o Ministério das Relações Exteriores do Irã, através do chefe da pasta Hossein Amirabdollahian, celebrou 120º aniversário das relações diplomáticas entre o Irã e o Brasil.
يكصدوبيستمين، سالگرد روابط دیپلماتیک ایران و برزیل را تبریک می گویم.
ضمن صمیمانهترین تبریکات به همتایم، در پایان سفر رییس جمهور دکتر رییسی به سه کشور آمریکای لاتین، بر عزم و آمادگی تهران برای گسترش هرچه بیشتر مناسبات دوکشور، افزایش تماسها و ابتکارات جدید تاکید می کنم.— H.Amirabdollahian امیرعبداللهیان (@Amirabdolahian) June 17, 2023
Parabenizo o 120º aniversário das relações diplomáticas entre o Irã e o Brasil. Além das mais sinceras felicitações ao colega, ao final da viagem do Presidente Raisi a três países latino-americanos, ressalto a determinação e disposição de Teerã em ampliar ainda mais as relações entre os dois países, aumentar contatos e novas iniciativas.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, encerrou nesta semana uma turnê pela América Latina, durante a qual passou por três países: Venezuela, Nicarágua e Cuba. A escolha das paradas foi expressiva, visto que o mandatário escolheu três países que são desafetos dos norte-americanos na região.
Quando chegou à Venezuela, Raisi disse que esses países são “amigos com inimigos em comum“, se referindo aos Estados Unidos, segundo a Folha de São Paulo.
No começo do ano, o atracamento de navios iranianos no Brasil foi motivo de grande polêmica, envolvendo até políticos norte-americanos que pediram sanções contra Brasília.
No entanto, Celso Amorim, assessor especial para presidência sobre Assuntos Estrangeiros disse na época que Teerã não era inimigo do país e que o Brasil é um Estado soberano, o qual deve decidir por si próprio quais navios atracam ou não em seu território.
Fonte: sputniknewsbrasil