Conforme publicou o jornal alemão Bild, o piloto da aeronave relatou uma queda na pressão da cabine logo após a decolagem do jato, que saiu da cidade de Jerez, no sul da Espanha. Uma família de três pessoas estava a bordo em direção à cidade alemã de Colônia.
O avião registrado na Áustria perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo enquanto voava na costa ibérica. Caças europeus de diversos países se revezaram para acompanhar o “avião fantasma”, que supostamente não mostrava sinais de pessoas a bordo, de acordo com o Bild.
CC BY-SA 2.0 / Carlos Menendez San Juan / Caça F-16 da Dinamarca
Caça F-16 da Dinamarca
CC BY-SA 2.0 / Carlos Menendez San Juan /
O piloto de um jato F-16 dinamarquês, despachado para seguir a aeronave Cessna, relatou tê-la visto girar e colidir com o mar enquanto se dirigia para a costa da Letônia. A queda teria ocorrido às 19h45 no horário alemão (14h45 no horário de Brasília).
A guarda costeira sueca enviou equipes de resgate para a área do acidente. Ainda segundo a mídia alemã, o piloto pode ter perdido a consciência antes da queda e traços de óleo e destroços foram vistos no local da queda.