Relatório: uso do dólar dos EUA como arma cria oportunidade para explorar outras moedas de reserva


Em seu relatório publicado na terça-feira (13), o CEPR afirma que “o uso do dólar estadunidense como arma tem levantado questões fundamentais sobre a orientação do panorama monetário internacional e criado uma oportunidade para a exploração de moedas de reserva alternativas”.
O relatório indica que entre os países que estão reduzindo sua dependência do dólar destaca-se a China. O gigante asiático “agiu rapidamente”, introduzindo a primeira moeda digital do banco central, o e-CNY, posicionando o yuan como “um rival legítimo dos bancos dos EUA e do SWIFT”.
Neste contexto, o relatório argumenta que, apesar de atualmente as alternativas à moeda norte-americana para as transações internacionais ainda terem uma utilidade limitada, “é mais provável que vejamos uma diminuição gradual no domínio do dólar estadunidense”.
Nascer do sol no Capitólio dos EUA, Washington, EUA, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023

Além disso, o documento sublinha que “a ruptura das relações entre a China e os EUA” poderia conduzir a “uma maior polarização do sistema financeiro internacional e provocar graves ramificações no comércio”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Moscas que veem mortos 'camaradas' morrem mais rápido, revela estudo
Próxima Melhoria de risco-Brasil pesa mais que decisão do Fed e juros futuros recuam