UFMT abre matrícula para veteranos e trancados


Os constantes desafios da vida nos levam a redirecionar algumas ações, entre elas trancar o curso de graduação. Sejam quais forem os motivos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abre nesta quarta-feira (14), o sistema virtual de matrículas para o semestre letivo de 2023/1 para veteranos e trancados que desejam retomar os estudos. O requerimento deve ser acessado no Portal Acadêmico até a sexta-feira (16).

A Gerente de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos (GDIEE) da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UFMT, Maria Daniele de Jesus Teixeira, conta que essa ação integra projeto institucional. “O trancamento realizado pelo estudante  é válido por apenas um período, e nossa intenção é que eles retomem seus estudos na UFMT. Os interessados que solicitarem a matrícula no período entre 14 e 16, terão o requerimento processado, passando para a situação de matriculado”, disse, complementando que as aulas de 2023/1, iniciam no dia 29 deste mês.

A Gerente explica ainda, que essa ação Institucional de Acompanhamento de Alunos Trancados foi iniciado no semestre letivo passado, e perpassa alguns fatores, como a queda do indicador Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), que expressa o número de alunos ingressantes  e o número de alunos que concluíram o curso dentro período do curso.

“Na campanha realizada em janeiro conseguimos chegar também em estudantes que estavam em outras situações, como exemplo, afastados ou com bloqueio de matrícula. Dentre as ações, também aproveitamos para esclarecer como esses estudantes poderiam retomar seus estudos, divulgando links e canais de atendimento para ajudá-lo a entender em qual situação se encontrava e como poderia retornar”, destaca.

Universidade em múltiplas realidades sociais

Em uma instituição com quatro Câmpus, ações de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento, os desafios de gestão são grandes. Para Maria Daniele de Jesus Teixeira, a ação institucional de estímulo ao retorno dos estudantes para a graduação parte de dados latentes, como em 2021, que a UFMT registrou que 38% dos alunos dos cursos presenciais estavam com matrículas trancadas, um aumento em relação ao ano anterior, que já sinalizava 31%. 

“O projeto reforça o compromisso da Instituição em compreender esses dados, que para além de números, falam sobre a realidade de cada estudante e nossa missão enquanto UFMT. Temos atuado sobre essa realidade nos últimos anos, e neste projeto, pretendemos fornecer mais ferramentas e dados para gestão, além de ampliar o relacionamento com os estudantes”, ressalta.

Como parceiros da Proplan, a gerente destaca a atuação conjunta da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm). “Tivemos reuniões com os coordenadores de curso, alinhando sobre a importância de estratégias para facilitar a retomada destes alunos no curso. Conseguimos dispor de um canal geral de atendimento na Gerência de Registro Escolar (GREG) da Coordenação de Administração Escolar (CAE), onde  o estudante tira dúvidas via whatsApp no link”, destacou.

Finalizando, Maria Daniele de Jesus Teixeira reforçou que entre os dias 04 e 10 de julho os coordenadores de cursos realizam ajustes nas matrículas, período destinado ao aluno que está em alguma outra situação irregular, a exemplo, bloqueio de matrícula, ou teve algum problema com a matrícula em disciplinas.

Informações sobre os cursos da UFMT.

Para saber mais sobre matrícula, bolsas e auxílios, entre outras informações:

Dúvidas ou informações? Fale com CAE, via WhatsApp

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeito recebe cartão da Caixa Econômica para movimentação bancária e depósito de salário
Próxima F1: Vowles fala sobre uma das desvantagens de equipes menores