Taipé responde após aviões da China passarem linha mediana do estreito de Taiwan


A Força Aérea de Taiwan entrou em ação no domingo (11) após avistar dez aviões de guerra chineses que cruzaram a linha mediana do estreito de Taiwan, informou o Ministério da Defesa da ilha autogovernada.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que detectou 24 aviões chineses, incluindo caças J-10, J-11, J-16, Su-30 e também bombardeiros H-6 até às 14h00, horário local (03h00, horário de Brasília) de domingo (11).
Caças furtivos J-20 chineses voam em formação durante ensaio de evento que marca o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista, em Pequim, China, 19 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023

O ministério não especificou onde as aeronaves voavam, mas disse que dez cruzaram a linha mediana do estreito de Taiwan, que não é reconhecida pela China. Além disso, quatro navios da Marinha chinesa foram relatados como envolvidos em “patrulhas conjuntas de prontidão de combate”.
Em resposta, acrescentou o órgão taiwanês, Taipé enviou seus próprios caças, navios e sistemas de mísseis terrestres para manter a vigilância dos locais, disse o ministério.
A China considera Taiwan uma parte de seu território, que um dia se reunificará com o continente, seja de modo pacífico ou não, e nos últimos três anos tem levado sua Força Aérea regularmente aos céus próximos à ilha, mas sem cruzar o espaço aéreo territorial de Taiwan.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Líder supremo do Irã: Ocidente não nos poderia impedir de construir armas nucleares se quiséssemos
Próxima Irã testa com sucesso drone bombardeiro polivalente (VÍDEO)