O sucesso do RB19 levou outras equipes da Fórmula 1 a seguir a filosofia de design da Red Bull. Em Barcelona, por exemplo, a Ferrari apareceu com novos sidepods que lembram os da Red Bull e a Mercedes agora também mudou para um design com sidepods, tendo abandonado seu conceito anterior de ‘zero sidepod’. O diretor e projetista-chefe da Red Bull, Adrian Newey considera o comportamento de cópia de seus rivais como um elogio.
A Aston Martin foi a primeira equipe a se inspirar no design da Red Bull, mas agora isso é visto em vários carros. Ainda assim, Newey não está preocupado com o comportamento de imitação das equipes rivais.
“É um elogio quando as pessoas copiam. Faz parte da F1, é claro. Todos nós olhamos. Na verdade, copiamos coisas de outras pessoas também”, afirmou Newey em conversa com a Sky Sports.
“Parte dessa cópia é visual, parte é ocasionalmente de pessoas se movendo, vimos isso este ano. Faz parte da F1, é uma competição intensa. Você não pode ter orgulho. Você tem que sempre avaliar o que os outros estão fazendo, e pode acabar copiando diretamente ou pode lhe dar ideias de ‘porque eles fizeram isso’, e isso faz com que você faça algo diferente”, acrescentou.
Newey explicou como ele próprio às vezes se inspira em outras equipes. “Na maioria das vezes é: ‘Isso parece interessante. Vamos dar uma olhada no que nosso carro faz nesta área em detalhes, e ver se o que eles fizeram desperta alguma ideia de como podemos desenvolver nosso próprio carro’. Não necessariamente simplesmente copiando, mas porque eles fizeram isso e se isso traz alguma ideia”, finalizou Newey.
Fonte: f1mania