“Mas o governo dos EUA é ingrato e sancionou injustificadamente instituições, empresas e cidadãos chineses para minar a base da cooperação antidrogas entre a China e os EUA”, disse o porta-voz em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, citado pelo jornal The Global Times.
“Os EUA nunca foram capazes de corrigir seu antigo e grande problema de dizer uma coisa e fazer outra, o que também torna mais desafiador estabilizar as relações China-EUA“, disse Li.
“Os EUA devem parar de desperdiçar a boa vontade da China como um país responsável”, disse Diao, observando que a China está disposta a impulsionar a cooperação com os EUA porque respeita os interesses das pessoas dos dois países e da comunidade internacional, mas não vai dialogar por dialogar se os EUA não tomarem medidas sinceras.
“O cerne da atual relação China-EUA reside no fato de os EUA terem compreendido de forma totalmente errada as intenções e a política da China. Somente quando os EUA mudarem a sua postura equivocada em relação a Pequim, as relações podem melhorar“, enfatizou o especialista chinês.
Fonte: sputniknewsbrasil