“A situação geopolítica está mudando de maneiras muito fundamentais”, afirmou Milley durante seu discurso na cerimônia de graduação da Universidade de Defesa Nacional.
“Agora está se tornando cada vez mais óbvio que estamos de fato em um ambiente internacional multipolar, onde existem pelo menos três superpotências – Estados Unidos, China e Rússia; e três é mais complicado que dois, e certamente muito mais complicado que um”, disse o general dos EUA.
O alto comandante militar dos Estados Unidos acrescentou que quanto mais multipolar o mundo se torna, mais desafios a Rússia e a China representam para Washington.
Embora Milley tenha afirmado no mesmo discurso que o conflito entre os EUA e a China não é iminente nem inevitável, as declarações do presidente do Estado-Maior Conjunto ocorrem em um dos momentos mais tensos das relações bilaterais dos últimos anos, devido à crescente retórica e políticas anti-China impulsionadas pelo últimos governos estadunidenses.
Os EUA seguem mostrando que estão dispostos a conter o avanço de Pequim, sua principal concorrente, tendo antes já anunciado novos controles de exportação de tecnologia de semicondutores para tentar retardar o desenvolvimento militar chinês.
Fonte: sputniknewsbrasil