George Russell negou as alegações de que o pódio duplo da Mercedes no GP da Espanha de Fórmula 1, se deveu à adoção de sidepods em seu carro de 2023, argumentando que a Red Bull ainda seria a equipe mais rápida da categoria, caso usasse o conceito anterior da Mercedes de ‘zero sidepod’.
Depois de um início de ano bem abaixo do esperado, a Mercedes optou por abandonar a direção de desenvolvimento em que acreditava desde o início de 2022.
Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha, a equipe alemã apresentou seu pacote revisado em Mônaco na semana seguinte, incluindo a adoção de sidepods ‘normais’.
Na Espanha, a Mercedes apresentou um forte desempenho, com Lewis Hamilton e Russell garantindo o primeiro resultado duplo entre os três primeiros do ano, em P2 e P3, respectivamente.
Porém, Russell afirmou que a melhoria recente do W14, não se resume simplesmente a colocar sidepods mais convencionais no carro.
“Não são os sidepods que fazem a diferença”, disse o britânico à Sky Sports. “Pode ser um fator, mas a mágica não está nos sidepods. A mágica foi feita embaixo do carro, no assoalho. Isso é o mesmo para todas as equipes.”
Juntamente com uma mudança na carroceria, a Mercedes também introduziu um assoalho alterado e uma nova suspensão dianteira em Mônaco.
Em Barcelona a equipe também levou novas peças, com a adição de uma atualização menor na área do difusor.
Apesar da série de atualizações, Hamilton ainda terminou 24s atrás de Max Verstappen, que venceu a corrida na Espanha.
Russell, então afirmou que os atuais campeões poderiam usar a mesma configuração de ‘zero sidepod’ que a Mercedes havia usado anteriormente, e ainda assim ter o carro mais rápido do grid.
“Tenho certeza de que a Red Bull poderia não colocar sidepods em seu carro, e ainda assim ser a mais rápida”, disse Russell.
“É um pouco mais complexo do que isso, mas estou muito feliz com o trabalho que a equipe fez e a validação de que os passos que demos estão na direção certa”, finalizou o britânico, que atualmente é P5 no campeonato de pilotos com 65 pontos marcados.
Fonte: f1mania