‘Dia dos Namorados de 2023 não vai ter presente’, aponta site Reclame Aqui


Não adianta fazer ‘cara de choro’ e muito menos ‘de raiva’, mas a realidade da ‘grana curta’ atingiu em cheio a data mais romântica do ano. De acordo com pesquisa do site ‘Reclame Aqui’, junto a cerca de 8 mil consumidores, 81% deles não pretendem comprar presente ou nem mesmo deixar uma ‘lembrancinha’ para o seu amor, no Dia dos Namorados, a ser comemorado na próxima segunda-feira, o tradicional 12 de junho.

Desse percentual geral, 33% justificam a negativa por considerarem ‘que está tudo muito caro’, seguidos por 32% ‘confessaram não ter a quem presentear’. Outros 27% revelaram não ‘ligar para datas comemorativas’ e os 9% restantes afirmaram ‘ser por outra causa’.

Em contraponto, entre aqueles que vão presentear o ser amado, a maioria (36%) pretende priorizar artigos, como bolsas, calçados e roupas, enquanto a vice-liderança das opções (17%) ficou para um jantar romântico. Jóias e acessórios são preferência para 13% dos consultados; eletrodomésticos e eletrônicos (10%); cartão-presente e flores (10%); passeios e viagens (8%) e outros (7%).

Quando o quesito é ‘mexer no bolso’, quase a metade dos entrevistados (46%) se dispõe a gastar entre R$ 101 e R$ 300, ao passo que outros 25% têm como meta um presente de até R$ 100. Os 39% restantes, mais generosos, querem dar presentes acima de R$ 300.

Com relação às vantagens, eventualmente oferecidas pelo comércio na campanha do Dia dos Namorados, a pesquisa observou que 37% dos ouvidos esperam contar com descontos exclusivos, enquanto 30% preferem o frete grátis. Para outros 18%, a prioridade é para condições especiais de pagamento e, em menor proporção, lançamentos novos de produtos (8%), parcerias entre empresas (5%) e outros diferenciais (1%).

Quanto à modalidade de pagamento, a preferência de quase a metade dos entrevistados (45%) vai para o cartão de crédito; 21% deles priorizam o Pix, ao passo que para 18% a opção é a compra à vista ou a dinheiro. Outros 14% escolheram o cartão de débito e somente 2%, o boleto bancário.

Sobre o local da compra, quase a metade (49%) elegeu fazer compras por lojas online, enquanto outros 42% vão adquirir os presentes em lojas físicas; 6% preferem as redes sociais ou comprar pelo whatsapp; 2% em redes de afiliados e 1%, em marketplaces.

Como o Dia dos Namorados é uma data comemorativa, o site adverte que o prazo de entrega dos presentes pode variar. Dessa forma, ele orienta as pessoas, no sentido de que ‘chequem’, junto à loja desejada, o tempo necessário para que o produto chegue a tempo ao seu destinatário ‘preferido’.

Fonte: capitalist

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