A Comissão Europeia vê a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia como prioridade, a América Latina e a Europa devem trabalhar para reduzir a “dependência excessiva” de terceiros países, segundo um documento visto na segunda-feira (5) pela Reuters.
Como reza a Reuters, Bruxelas está lançando uma “ofensiva política e econômica” na América Latina para garantir o acesso prioritário aos recursos da região, especialmente commodities.
O objetivo é tornar a região um potencial aliado próximo em meio aos “crescentes desafios geopolíticos”, que são definidos como acontece em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
A Reuters prevê assim que na quarta-feira (7) será emitido um comunicado em que Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE, revelará um roteiro para a conclusão de vários acordos de livre comércio e de parceria com países latino-americanos o mais rápido possível, bem como para impulsionar as relações bilaterais com o México e o Brasil.
A Mercosul e a União Europeia têm negociado um acordo de comércio livre há anos, mas sua assinatura tem sido repetidamente adiada por desacordos mútuos como o protecionismo agrícola da UE e o desflorestamento da Amazônia no Brasil.
Fonte: sputniknewsbrasil