Honda Civic Type R: o monstro de tração dianteira e 297 cv está no Brasil; veja o preço


A Honda declara que o Civic Type R é o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Eu duvido. Se fosse, não teria demorado tanto tempo para chegar ao Brasil. Mas, recalque meu à parte, essa autointitulada honraria se dá porque o carro aí das fotos é detentor do recorde de velocidade na pista de Nürburgring em sua categoria: 7 minutos e 44,881 segundos.

De todo modo, o Civic Type R já seria merecedor de uma estrela na avenida da fama automotiva, se houvesse uma. Ele finalmente passa a ser vendido por aqui de forma oficial, mas sente-se para ler o preço.

Preparado?

Lá vai: R$ 434.900.

Esse é o valor do primeiro lote que desembarca no país, diretamente do Japão (é fabricado na planta de Saitama), em pacote único, sem opcionais ou possibilidade de configuração. Chega nas cores Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl, com três anos de garantia e sem limite de quilometragem.

Neste post você vê a opção Racing Blue Pearl, um azul sólido e brilhante que contrasta com os elementos vermelhos do interior – e no logotipo que estampa a grade preta do radiador. Todas as peças aerodinâmicas, por sinal, utilizam o preto brilhante, bem como as rodas. Tudo isso dá um contraste belíssimo ao vivo.

Ele vem da Ásia equipado com motor 2.0 turbo VTEC de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, além de caixa de câmbio manual de seis marchas. A tração é dianteira. Não há nenhum tipo de auxílio de eletrificação, nem sistema de recuperação de energia em baterias. Guarde em sua memória este momento, pois essa é uma configuração em extinção.

Por fora, esses elementos de design pretos têm função aerodinâmica. Servem para acrescentar downforce em altas velocidades. Só a asa traseira gera 59,1 kg de pressão, o que ajuda a evitar a flutuação do eixo de trás. Observando de frente, há duas entradas nos cantos inferiores do para-choque. São dutos específicos de refrigeração para os freios.

Em tempo, o Civic Type R utiliza pinças fornecidas pela Brembo (vermelhas, veja só!), com discos duplos na dianteira e sólidos na traseira. São quatro pistões de pressão e acionamento das travas traseiras com comando elétrico – nada de alavanca mecânica para drifting, lamento.

Os pneus na medida 265/30 R19 montados em rodas de alumínio com a borda invertida, desenvolvidos em conjunto com a Michelin, garantem maior aderência nas curvas. Essas rodas têm um desenho único de base plana.

Segundo a Honda, essa configuração permite que toda a carcaça da roda faça uma pressão constante em toda a banda de rodagem do pneu. Ou seja, é uma força igual em toda a área de contato do pneu com o asfalto. O objetivo é reduzir a deformação nas curvas, proporcionando mais aderência em qualquer condição de esforço torcional.

Toda essa descrição técnica de respeito leva a uma sensação de pilotagem espetacular. Atrás do volante, em circuito fechado, me senti um piloto profissional. Isso porque a eletrônica corrige algumas deficiências, como aceleração inconsistente, excesso de agressividade no volante e pontos de tomada errados na pista.

Por ser um esportivo de produção, o Civic não é feito para pilotos profissionais. O objetivo é atender ao entusiasta, ao amador fanático por carros e que quer se divertir. Nisso, o Type R é mestre: diverte e deixa o condutor impressionado.

As acelerações não chegam a fazer o corpo “grudar” no banco, mas as saídas de curva fazem você pensar que é um piloto profissional. No zero a 100, os tempos são sempre perto do ideal, pois a eletrônica evita deslizamento dos pneus. Mesmo no modo Type R – os auxiliares eletrônicos continuam monitorando a tração e a estabilidade, evitando que o dono se mate. Mas, se preferir, também é possível desligar tudo e embarcar na direção kamicase.

Esse super hot hatch não é levinho: são 1.451 kg em ordem de marcha. E isso porque ele foi construído com soluções que visam a redução de peso. O capô é de alumínio e a tampa do porta-malas é feita de resina. É o mesmo material das peças laterais aerodinâmicas, bem como o spoiler traseiro.

A carroceria utiliza uma quantidade maior de adesivo estrutural, além das soldas convencionais, para aumentar a rigidez estrutural do conjunto, mesmo sem a aplicação de chapas grossas fora das áreas de segurança.

No interior, o Civic Type R se destaca pela sua essência esportiva. Com elementos vermelhos característicos da versão Type R presentes nos logotipos, costuras dos bancos, painel de instrumentos, grafias, cinto de segurança e carpete, o carro transmite uma sensação de unidade de estilo.

Os bancos tipo concha com tecido Suede são extremamente confortáveis, ao mesmo tempo em que garantem muito suporte ao corpo em pista – na breve experimentação no autódromo Velocitta, no interior de São Paulo, nota-se que há sustentação lateral reforçada.

Na parte mecânica, o motor 2.0 turbo transversal de quatro cilindros em linha e 16V apresenta um sistema VTEC na exaustão, além de uma válvula de alívio com funcionamento elétrico. O sistema de escape, com uma válvula eletromecânica no tubo central, aprimora o som do motor em alta rotação.

E, além do ronco sugestivo, há também um ressonador artificial na cabine, que amplifica a sensação de esportividade utilizando os alto-falantes na cabine.

O câmbio manual de seis marchas conta com o rev match control, que sincroniza as rotações do motor durante as reduções de marcha, evitando desequilíbrios nas curvas. Na prática, esse sistema aumenta sozinho o giro do motor quando o sistema detecta que o piloto irá fazer uma redução.

O seletor eletrônico de modos de condução oferece quatro opções: Comfort, Sport, +R e Individual. Cada modo altera seis parâmetros, incluindo gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta tacco automático nas reduções e layout do painel. O modo +R é especialmente voltado para o desempenho, proporcionando uma resposta mais rápida do acelerador e uma direção mais esportiva.

O painel do Civic Type R apresenta um display convencional nos modos Comfort e Sport; já o modo +R assume um layout inspirado em carros de corrida, exibindo informações mais relevantes para condução em pista. No modo Individual, é possível personalizar o layout de acordo com as preferências do condutor.

Quanto à segurança, o hatch traz o pacote Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática em iminência de colisão, sistema de permanência de faixa, correção de trajetória, monitor de tráfego cruzado na marcha à ré e alerta de veículo em ponto cego. Além disso, o veículo dispõe de dez airbags, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus e câmera de ré.

Sobre entretenimento, o sistema multimídia do Civic Type R tem tela de nove polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, juntamente com um sistema de som Bose composto por 12 alto-falantes.

O ar-condicionado digital de duas zonas garante o conforto térmico, mas não há saídas para os ocupantes dos bancos de trás. Por sinal, apenas quatro ocupantes viajam por vez, já que não é possível transportar ninguém no meio do banco traseiro.

O preço do Civic Type R sem o pacote Traffic Alert é de R$ 429.900 e a versão que inclui o pacote custa R$ 434.900. Não há diferença de valores entre as diferentes opções de cores.

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Fonte: direitonews

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