Caminhão elétrico chinês chega ao Brasil com preço de R$ 1,3 milhão e 150 km de autonomia


Pouco conhecido no Brasil mesmo atuando aqui há quase 20 anos, o grupo XCMG — especializado em máquinas pesadas e um dos maiores fabricantes de caminhões da China — apresenta no país o cavalo-mecânico elétrico E7-49T, que tem preço sugerido de R$ 1,3 milhão.

É o primeiro do nosso mercado homologado para rodar nas ruas com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 toneladas com propulsão unicamente elétrica, já que a marca também fabrica pesados com essa configuração para o setor de mineração.

Apesar de mais caro que os equivalentes a combustão, a vantagem do modelo é cortar significativamente o custo do quilômetro rodado. Enquanto um caminhão a diesel precisa de cerca de R$ 3,60 por km, o E7-49T gasta somente R$ 0,75. A meta da empresa é vender 800 unidades por ano.

O veículo é equipado com motor elétrico que rende 482 cv e 204,1 kgfm, além de câmbio automatizado de quatro marchas e tração 6×4. Segundo a fabricante, a velocidade máxima é de apenas 84 km/h.

Apesar do torque imediato, as reduções de marcha ajudam a poupar energia elétrica nas arrancadas. Outra vantagem é o fato de o baixo nível de ruído possibilitar cumprir tarefas urbanas noturnas em áreas residenciais e ambientes fechados.

Com autonomia de 150 km, o E7-49T deverá ficar limitado ao uso urbano. O foco da marca chinesa é nos varejistas que fazem entregas nas cidades. A recarga das baterias de 282 kWh pode ser feita por meio de carregadores DC (corrente contínua) em pouco mais de uma hora.

Mas o veículo pode receber uma tecnologia chamada “swapping”, que substitui um pacote de baterias por outro para que o motorista não perca tempo durante os “abastecimentos”. Apesar da agilidade na operação, o sistema tem custo adicional de R$ 500 mil.

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Fonte: direitonews

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