F1: Analisando os treinos da sexta-feira na Espanha, ordem parece a mesma


Sob um dia claro e ensolarado, as equipes de Fórmula 1 encararam um dia de treinos desafiadores no icônico Circuito de Barcelona-Catalunha. Conhecido por oferecer um verdadeiro teste para o design dos carros, graças à sua variedade de curvas, o traçado passou por uma modificação neste ano, com a remoção da última chicane e a adição de uma sequência de duas curvas de alta velocidade, trazendo entusiasmo aos pilotos.

Sete equipes chegaram à Espanha com atualizações, complementando os pacotes apresentados em Mônaco. O resultado foi uma verdadeira festa de dados aerodinâmicos, com a utilização de estruturas semelhantes a grades gigantes e tinta flo-viz para estudar o fluxo de ar sobre os carros e analisar o desempenho das novas peças. Após o primeiro dia de treinos, fica a pergunta: quais equipes se destacaram com suas melhorias e quais ainda estão buscando respostas? O F1Mania acompanha o GP da Espanha ‘in loco’ com o jornalista Victor Berto.

A equipe Red Bull causou impacto desde o início dos treinos, com o RB19 demonstrando uma performance assustadora logo de cara, liderando o pelotão com quase um segundo de vantagem. Embora essa diferença tenha diminuído no segundo treino livre, com a Aston Martin mostrando um pouco mais de ritmo, a análise dos dados revela que a Red Bull mantém uma posição de destaque. Tanto em voltas rápidas quanto em ritmo de corrida, a equipe possui uma vantagem de 0,33 segundos sobre as demais equipes.

Impressionantemente, é nas curvas de média velocidade que a Red Bull se destaca, sendo quase um quarto de segundo mais rápida que a Ferrari e pouco menos de um décimo à frente da Aston Martin. Com base nesses números, não é surpresa que o líder do campeonato, Max Verstappen, tenha demonstrado tanta confiança após os treinos de sexta-feira, declarando-se “muito confortável no carro e cuidando bem dos pneus”. Sua positividade no início do fim de semana é um sinal preocupante para seus adversários.

Enquanto isso, a equipe Aston Martin parece promissora, mesmo não conquistando o melhor tempo nos treinos. Com uma base sólida, o piloto espanhol Fernando Alonso proporcionou um show para seus fãs, evidenciando um ritmo consistente que sugere, no mínimo, uma possível presença no pódio. Apesar de não liderarem os treinos de baixa carga de combustível, os dados mostram que, em uma volta ideal, Alonso teria ficado muito próximo de Verstappen. Isso reforça a teoria de que, em um circuito tão disputado, qualquer coisa pode acontecer se o piloto acertar sua volta.

Já a Ferrari ainda é uma incógnita após a introdução de suas atualizações. Embora seja cedo para tirar conclusões definitivas, os dados apontam que a equipe continua sendo uma ameaça nas curvas de baixa velocidade, mas enfrenta desafios nas curvas de média e alta velocidade. Carlos Sainz e Charles Leclerc estão empenhados em encontrar o acerto ideal para melhorar o desempenho durante o fim de semana e continuar na luta contra as equipes de ponta.

A equipe Alpine, por sua vez, continua causando impacto após a excelente performance de Esteban Ocon em Mônaco. O francês mostrou confiança desde o início dos treinos, sendo o primeiro piloto a acelerar fundo na curva 9. A equipe tem se destacado nas retas e lidera o pelotão nas curvas de alta velocidade. Embora sejam a quarta equipe mais rápida em voltas rápidas, caem para a quinta posição nas simulações de ritmo de corrida. No entanto, espera-se que a Alpine possa fazer ajustes e superar o desgaste excessivo dos pneus, o qual afetou todas as equipes, ao longo do fim de semana.

Por outro lado, a equipe Mercedes enfrenta um desafio considerável. Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, expressou preocupação com o desempenho de sua equipe e acredita que será difícil entrar no top 10 com base nas sensações atuais. Hamilton teve mais dificuldades em comparação ao seu companheiro de equipe, George Russell, durante os treinos de sexta-feira. Embora os dados indiquem que a Mercedes está nivelada com a Alpine, e não muito distante, não possuem uma grande vantagem sobre as equipes Haas e AlphaTauri, o que indica uma batalha acirrada para entrar no Q3.

No quesito ritmo de corrida, as coisas parecem um pouco melhores para a Mercedes. Hamilton afirmou que o ritmo não parece “terrível”, enquanto Russell acredita que ainda há margem para melhorias antes do domingo. Os dados mostram que a equipe possui o quarto melhor carro nesse aspecto, com uma vantagem significativa sobre a Alpine. Felizmente, a mudança na configuração das curvas pode facilitar as ultrapassagens, embora a equipe precise melhorar sua velocidade nas retas, uma vez que apenas duas equipes tiveram um desempenho pior nesse quesito, se quiserem progredir durante a corrida.

Com as equipes enfrentando diferentes desafios e revelando promessas, o Grande Prêmio da Espanha promete emoção e disputas acirradas neste fim de semana. As atualizações trazidas pelas equipes aumentam a expectativa de corridas intensas e podem resultar em mudanças significativas na hierarquia das equipes. Fãs e pilotos aguardam ansiosamente para ver quem sairá na frente no Circuito de Barcelona-Catalunha.

Fonte: f1mania

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