Quando alguém busca Land Rover no Google, uma das primeira sugestões de pesquisa é: Land Rover fim da marca. Mas isso não acontece por acaso. Em abril, a fabricante britânica anunciou uma mudança na estrutura da empresa. A partir de agora, Defender, Range Rover e Discovery não serão mais tratadas como famílias de produtos, mas sim como marcas com propostas distintas e públicos específicos. Pelo menos na teoria.
Autoesporte veio até o México para a apresentação do novo posicionamento do grupo. Em todos os momentos, os executivos da marca reforçaram que a Land Rover não vai acabar. O logotipo do oval verde não será mais usado nas comunicações da empresa, como anúncios, redes sociais e até no site oficial.
Em seu lugar, os nomes das novas marcas: Defender, Range Rover e Discovery. Porém, os produtos continuarão a ostentar o símbolo em alguns pontos da carroceria. Confuso, não? Na prática, a grife vai ser mantida, mas cada linha de produtos será direcionada para seu público alvo:
Por fim, a Jaguar terá um novo posicionamento, mas que ainda não foi revelado.
O grupo explica que a mudança acontece porque os produtos de cada linha tomaram diferentes rumos nas últimas décadas e que boa parte dos clientes já tratava cada modelo como se fosse de uma marca própria, e não como parte da Land Rover, por exemplo.
Segundo a Jaguar Land Rover, as lojas não terão uma separação física. Porém, haverá espaços dedicados para cada uma das marcas. É um pouco parecido com o que a Chrysler fazia anos atrás, quando tinha, em uma mesma loja, áreas para Dodge, Chrysler e Jeep.
Outra mudança na postura do grupo é tratar os veículos como artigos de luxo. Para isso, a Jaguar Land Rover não fez questão de esconder a inspiração em marcas de perfumes, roupas e outros itens como Dior e Louis Vuitton.
Até por isso, em momento algum foi mencionado qualquer aspecto técnico sobre os veículos. A ideia que a empresa quer passar é de “uma marca de luxo que faz carros, e não uma marca de carros que faz carros de luxo”. Esse é um posicionamento único no setor automotivo, já que as fabricantes costumam exaltar também os feitos de engenharia, não apenas a sofisticação de seus modelos.
Além de modificar a estrutura da marca, a Land Rover também pretende se afastar do passado em que os veículos eram mais conhecidos pela robustez. Não que essa aptidão para caminhos mais difíceis não esteja presente, principalmente na agora marca Defender.
Porém, a empresa ressaltou que o objetivo é olhar para frente, e não para o passado. Mesmo assim, o grupo é um dos que melhor cuida de seus veículos lendários de décadas passadas, mantendo centros de restauração na Inglaterra e também no Brasil.
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Fonte: direitonews