Serviço social promove Fórum de Estágio Supervisionado


No próximo dia 31 de maio, a partir das 7h30, o Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso promoverá o Fórum de Estágio Supervisionado do Departamento de Serviço Social, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc). O evento tem como objetivo reunir profissionais e estudantes para compartilhar experiências, debater desafios e apresentar propostas para enfrentar as dificuldades cotidianas do estágio, bem como atividades de pesquisa e extensão, que exigem a integração entre teoria e prática.

O Fórum conta com a participação de importantes órgãos representativos da categoria profissional e estudantil dos assistentes sociais, incluindo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MT), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO). Esses órgãos também têm como objetivo fortalecer as relações entre a categoria e a universidade.

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, que envolve a inserção do aluno em um ambiente sócio institucional, visando capacitá-lo para o exercício profissional.

“Procuramos garantir a inserção dos alunos em espaços ocupacionais que tenham assistentes sociais em suas equipes e que esses profissionais aceitem a supervisão do estágio”, explica a professora Maria Salete Ribeiro, coordenadora do estágio supervisionado do curso de Serviço Social.

Entre os desafios da área, a professora ainda elenca que: “ A política de estágio remunerado adotada, especialmente pelas instituições públicas, tem sido um fator preocupante, pois as atividades acadêmicas vão além das atividades rotineiras institucionais e exigem a produção de conhecimento. Além disso, a falta de liberação de carga horária para os profissionais assumirem essa atribuição acarreta uma sobrecarga de trabalho”

A expectativa é de que o Fórum conte com a participação de aproximadamente 80 pessoas, sendo cerca de 40% assistentes sociais, supervisores de campo e outros interessados em se tornar supervisores.

As deliberações e encaminhamentos realizados ao final do Fórum serão enviados para o Colegiado de Departamento e de Curso para análise e providências necessárias.

Fonte: ufmt

Anteriores Smel e Escola de Dança e Arte Alessandra Carvalho oferecem a Rondonópolis a Primeira Copinha Escolar de Ginástica Rítmica
Próxima Faissal entrega honrarias, comendas, moções e medalhas para 276 na próxima terça