Carro popular de verdade: 10 opções de usados por até R$ 20 mil


Mesmo com as novas medidas do governo anunciadas na última quinta-feira (25), o carro popular no Brasil ficará em patamares acima dos R$ 60 mil. Ainda que especialistas apontem que a mudança pode ser significativa para aumentar as vendas, o valor continua muito acima do que a maioria da população pode pagar, ainda mais considerando a atual taxa de juros.

Como os populares zero-quilômetro ainda estão fora do alcance da maioria da população brasileira, Autoesporte lista a seguir 10 carros na faixa de R$ 20 mil. Usamos como base a tabela da Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada em precificação de veículos.

A lista é variada e classificada pela faixa de preço, do menor valor ao de maio preço. Há modelos populares com motor 1.0 e menos tempo de uso, mas alguns veículos maiores e mais sofisticados, porém mais velhos. Nesse caso, também é preciso considerar que a manutenção e o consumo de combustível podem ser elevados. Confira:

O Gol foi carro mais vendido do Brasil por 27 anos – inclusive em 2004, ano de produção do primeiro modelo dessa lista. Por pouco mais de R$ 15 mil, é possível comprar um exemplar G3, considerada por muitos a mais bela geração do Gol até hoje.

A versão Plus traz equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. O motor é o 1.0 16V de até 76 cv. Em 2004, ele já trazia a tecnologia flex, podendo ser abastecido com etanol ou gasolina.

Segundo carro mais barato dessa lista, o Clio Expression 2007 tem bom desempenho para um 1.0. Seu motor Hi-Flex entrega 77 cv e 10,2 kgfm. Isso em um hatch de menos de 900 kg.

Apesar de ser a versão intermediária, é preciso observar se o exemplar desejado possui alguns equipamentos que eram opcionais na época. É o caso de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Entre os itens de série, airbags frontais (muito antes de eles serem obrigatórios), conta-giros e desembaçador traseiro.

O Fiesta surge como opção mais moderna ao Gol, só que custa mais do que o Clio. Dono de um visual que ainda agrada aos olhos, o hatch da Ford agrada pela boa construção e prazer ao dirigir. Porém, é preciso considerar que esse é um carro 1.0 – e menos potente que os dois citados até aqui. Seu motor de 8 válvulas já é flex, e rende 73 cv, quando abastecido com etanol.

Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos podem não estar disponíveis nas unidades à venda. Também é preciso lembrar que o desenho do Fiesta seria atualizado um ano depois, em 2008.

Primeiro modelo com motor maior que 1.0, o Citroën C3 já alcança os R$ 18 mil, segundo o preço médio da KBB. Esse é o valor da versão de entrada, GLX, de exemplares produzidos em 2007. Seu motor 1.4 de 82 cv faz ele ser um pouco (só um pouco) mais ágil do que os carros citados até agora.

A maior vantagem, porém, está na oferta de itens de série. O C3 trazia, desde as versões mais básicas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.

Sim, esse é um modelo polêmico e temos completa ciência disso. Apesar da má fama (muitas vezes provocada pela própria negligência dos donos), o Marea tem seus encantos. Sedã médio, oferece nível de conforto único nessa lista. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e bancos de veludo.

Se você ficou receoso, um motivo para se tranquilizar. O motor 1.6 Corsa Lunga que equipa a versão SX tem mecânica simplificada em relação aos motores de cinco cilindros de anos anteriores. Esse propulsor também foi usado no Palio (com curso dos pistões reduzido). São 106 cv e 15,4 kgfm.

Até 2003, a Meriva só tinha motores a gasolina. Por isso, a primeira dica é, se couber no orçamento, invista um pouco a mais e compre um modelo 2004, equipada com o motor 1.8 8V de 109 cv e 18,2 kgfm. Apesar de ser um carro mais antigo e já se aproximar do limite de preços da lista, a minivan é a opção mais espaçosa para quem tem família grande.

Criada no Brasil, em conjunto com a alemã Opel, a Meriva tinha bom nível de acabamento, mas nem tanto de equipamentos. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos eram vendidos como opcionais. Por isso, é possível encontrar unidades sem tais itens. Bom ficar de olho.

O Celta é um dos carros usados mais vendidos do Brasil. Oferecido entre 2003 e 2015, ele tem exemplares anunciados por menos de R$ 10 mil e pode chegar perto de R$ 40 mil. Como essa lista é de modelos até R$ 20 mil, separamos um Spirit 2008 de quatro portas.

Na época, essa era a configuração intermediária do hatch compacto. Só que itens como ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais. De série, para-choques e maçanetas na cor do veículo, limpador de desembaçador do vidro traseiro e ventilação com 3 velocidades. Como pesa menos de 900 kg, o motor 1.0 flex de 70 cv não se esforça tanto.

Passando pouco dos R$ 20 mil na tabela KBB, o Palio EX 2007 é o único carro de duas portas da lista. É também o menos potente. Seu motor 1.0 Fire de 8V rende parcos 66 cv e 9,2 kgfm de torque.

Apesar de também ser um dos mais caros da lista, não espere muito conforto. A lista de equipamentos do Palio é bastante modesta. De série, vidros verdes, banco traseiro rebatível e calotas. Ao menos o hatch da Fiat tem manutenção barata e bom nível de confiabilidade.

O Fox pode ser considerado um marco da Volkswagen. Foi o primeiro modelo criado no Brasil a ser vendido na Europa. Só que a versão nacional era mais simples. A configuração Plus aqui selecionada tem motor 1.0 8V da família EA111. São 73 cv e 9,8 kgfm – números ainda encontrados em propulsores de um litro.

Com espaço interno acima da média para um hatch compacto, ele segue o padrão da lista, ao não oferecer, de série, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Esses itens eram vendidos como opcionais na época.

Já no limite da faixa de corte de R$ 21 mil, o Honda Civic divide o posto de carro mais refinado da lista com o Fiat Marea e de mais antigo com a Chevrolet Meriva. A versão escolhida é a LX com motor 1.7 com comando simples no cabeçote. Assim, a potência é de 115 cv, contra 130 cv daqueles com duplo comando, e o câmbio, manual de cinco marchas.

Mesmo sendo a versão de entrada, a LX traz, de fábrica, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, rádio com CD player e airbags frontais. Como um modelo médio e com quase 20 anos de uso, vale um olhar mais atento ao estado do veículo antes de fechar negócio.

Se você pensa em financiar seu novo carro de R$ 20 mil, é preciso ficar de olho nas taxas. Fizemos uma simulação de financiamento de um modelo 2008 com a entrada mínima de 20% (R$ 4 mil). O custo efetivo total (CET) da operação foi de 1,98%. As parcelas ficaram:

É preciso lembrar que esses valores podem variar de acordo com o ano do veículo, o banco usado no financiamento e até o histórico do comprador.

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Fonte: direitonews

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