Estão abertas as inscrições para curso de defesa pessoal exclusivo para mulheres. O objetivo é promover a segurança feminina para que a mulher possa evitar ser vítima de situações de violência doméstica ou oportunizar que mulheres vítimas da violência consigam se desvincilhar e pedir ajuda policial. O curso teve início no último dia 16 de maio, é realizado pela Guarda Municipal de Várzea Grande em parceria com a Secretaria de Assistência Social e foi solicitado pela primeira-dama de Várzea Grande, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, após a inauguração da Casa de Sarita.
“O curso é gratuito, realizado todas as terças-feiras no período vespertino na Casa de Sarita localizada na Avenida Artur Bernardes, nº1332 no bairro Ipase. Nós ensinamos técnicas para se proteger e enfrentar situações de risco levando em consideração o dia-a-dia da mulher. Para fazer as inscrições basta procurar os Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS, em Várzea Grande”, detalha o subcomandante da Guarda Municipal, Alexander Gouveia Ortiz.
Alexander que é bicampeão mundial e campeão brasileiro de Jiu-Jitsu é o instrutor do curso e detalha que infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a violência contra as mulheres é uma triste realidade. “Sabemos do aumento preocupante nos índices de agressões físicas e verbais direcionadas às mulheres. Diante desse cenário, o curso de defesa pessoal surge como uma ferramenta essencial para prevenir e proteger as mulheres da nossa sociedade”.
Ele ainda pontua que o curso de defesa pessoal para mulheres abrange um amplo espectro de técnicas, desde noções básicas de autodefesa até estratégias avançadas de escape e imobilização de agressores. “Durante as aulas práticas, as participantes aprenderão movimentos de defesa, posturas assertivas e como identificar e evitar situações de risco. Além disso, o curso também abordará aspectos fundamentais, como o fortalecimento psicológico e o desenvolvimento da confiança das mulheres em suas habilidades de autodefesa”, acrescenta.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva, o curso de defesa pessoal para mulheres representa um passo importante em direção à segurança e empoderamento feminino.
“A capacitação oferecida permite que as mulheres adquiram habilidades de autodefesa, fortaleçam sua confiança e se tornem agentes de mudança em uma sociedade mais igualitária. Com a implementação de programas como esse, espera-se que o futuro seja marcado por uma maior segurança e respeito às mulheres. Importante ressaltar que as técnicas ensinadas visam mostrar para a mulher como ela pode se desvincihar de um agressor, muitas vezes da sua própria família, ou companheiro, e assim pedir ajuda da polícia, evitando uma tragédia ou consequências maiores”, conclui.
SERVIÇO: As vagas para o curso de defesa pessoal para mulheres são limitadas. As inscrições devem ser realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As aulas ocorrem todas as terças-feiras no período vespertino (16h30) na Casa de Sarita, localizada na Avenida Artur Bernardes, nº1332 no bairro Ipase, Várzea Grande.
“Pedimos que as mulheres venham às aulas utilizando roupas que permitam a mobilidade, a exemplo de roupas mais largas ou de ginástica”, lembra o subcomandante da Guarda Municipal.
Fonte: @secomvg