UFMT recebe encontro de pró-reitores de graduação


Com o objetivo de fortalecer os laços entre as Universidades Federais do Centro Oeste, bem como pautar questões e objetivos comuns às Instituições da região, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia nesta quinta-feira (25) a reunião do Colegiado de Pró-reitores de Graduação (Cograd Centro Oeste). Ao final do evento, o grupo fará encaminhamentos para o reunião do Cograd nacional.

Durante a abertura, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, disse que se tratava de um momento importante para o fortalecimento das Instituições, e que o debate regional permitia aproximar as demandas de todos, fortalecendo a pauta. 

“Temos questões específicas que precisam ser discutidas. Entre elas a questão da assistência estudantil em um sentido mais amplo, que vá além da destinação dos recursos financeiros, mas que envolva os alunos desde o ingresso, com acompanhamento e estímulos para uma conclusão satisfatória do ensino superior”, disse.

De acordo com o coordenador regional do grupo, professor Diego Madureira de Oliveira, que é decano de ensino de graduação da Universidade de Brasília, a divisão em regionais para os debates auxilia também na integração das Instituições.

“Hoje os temas são evasão no ensino superior, que é um grande desafio para todos, e também a questão do ensino no pós-pandemia, incluindo também as atividades de Educação à Distância”, explicou.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMT, professor Adelmo Ferreira, o grupo também discute políticas públicas educacionais para o desenvolvimento do ensino superior. “São discussões desde o currículo das universidades a oferta de vagas, formação de professores, enfim, temas que envolvem o fortalecimento das nossas Instituições”, concluiu.

O Cograd Centro Oeste é composto por Instituições Federais de Ensino Superior de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Distrito Federal.

Fonte: ufmt

Anteriores Central de Regulação volta atender na Frei Servácio
Próxima Thiago Silva defende a estadualização das BRs-158 e 242