A FIA anunciou que limites de velocidade mais rígidos estarão em vigor para o GP de Mônaco de Fórmula 1, nesse próximo final de semana, em uma tentativa de aumentar a segurança no caso de acionamento de bandeiras amarelas duplas.
O Código Esportivo Internacional da FIA informava anteriormente que ‘os pilotos devem reduzir significativamente a velocidade, não ultrapassar e estar preparados para mudar de direção ou parar, quando bandeiras amarelas duplas forem acionadas’, mas essa regra se tornou mais rígida agora, com os pilotos da Fórmula 1 sendo obrigados a cumprir um limite máximo de velocidade.
A regra será aplicada enquanto a corrida estiver sob Safety Car ou Safety Car Virtual, e só se aplicará às áreas da pista onde as bandeiras amarelas duplas estiverem sendo exibidas.
“O que queremos fazer é fornecer aos pilotos uma ferramenta para ajudá-los durante incidentes ou acidentes, e tornar as corridas ainda mais seguras”, disse o diretor técnico da FIA, Tim Goss.
“Há alguns anos, com o Safety Car e o Safety Car Virtual, usamos tempos delta, uma referência a um limite de velocidade que temos na pista. Assim, quando há safety car físico ou virtual, os pilotos são informados desse tempo delta no display do painel de instrumentos (nos volantes) e pelo rádio, e têm de manter um valor positivo, ou seja, mais lentos do que o tempo de referência da volta. No entanto, há ocasiões em que os carros podem legitimamente aumentar temporariamente sua velocidade para recuperar qualquer tempo perdido em relação a esse tempo de referência”, acrescentou.
“O que queremos fazer agora, é estender o uso do conceito de tempo delta para garantir que os carros sejam reduzidos estritamente ao tempo delta necessário, quando bandeiras amarelas duplas são exibidas sob Safety Car virtual ou Safety Car, então estamos introduzindo um limite de velocidade de referência dedicado, na área onde essas bandeiras são exibidas”, afirmou Goss.
Esse limite será transmitido aos pilotos, com um tempo delta informando se eles estão acima ou abaixo da velocidade máxima. Os pilotos também ouvirão um tom de rádio, para sinalizar uma próxima área de bandeiras amarelas duplas.
A nova medida que tem como objetivo aumentar a segurança, será implementada após testes da FIA em vários locais no início deste ano.
Fonte: f1mania