Teatro da UFMT recebe o espetáculo “O som das Sapatilhas”


Neste domingo (28) o teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá o espetáculo “O Som das Sapatilhas”, uma colaboração entre a Orquestra Sinfônica da instituição (OSUFMT) e o Ópera Ballet, oferecendo à sociedade a oportunidade de prestigiar um concerto de alto nível. Serão duas apresentações na mesma data, uma às 16h e outra às 20h.

Para Maila Weber e Verônica Weber, do Ópera Ballet, “Trata-se de um momento muito especial e raro, onde clássicos como Lago dos Cisnes e La Bayadere vão transportar a plateia no tempo e espaço para os glamourosos palcos internacionais, cheios de encantos e emoções.”

Fabrício Carvalho, Maestro da Sinfônica da UFMT, comenta que é “um momento memorável poder fazer um espetáculo que reúne dois corpos estáveis de muito bom gosto, sendo eles o corpo de baile de uma das melhores escolas de Ballet do centro-oeste com uma das melhores orquestras também da região. A mudança da ambiência, sonoridade e formação da orquestra no fosso é também uma oportunidade única.”

Dentre vários clássicos que serão interpretados pela orquestra e o corpo de baile, vale destacar O Lagos dos Cisnes e La Bayadère, contando um pouco da história e contextualizando as montagens.

Outro destaque da apresentação é a formação estética, sonora e artística que será utilizada, colocando o Teatro da UFMT nos moldes de espetáculos europeus, sobretudo pela presença da Orquestra no fosso, enquanto a apresentação do ballet acontece no palco acima.

Para além do concerto, a universidade cumpre sua função educacional, cultural e também social, uma vez que está firmada a parceria com o Abrigo Bom Jesus, na forma do ingresso solidário, que possibilita a entrada pagando metade do valor, condicionado apenas ao acréscimo de 1 quilo de alimento não perecível.

Os ingressos são vendidos online, à R$140 a inteira e R$70 a meia entrada, tanto para estudantes quanto para as pessoas que levarem 1 quilo de alimento não perecível, além de haver gratuidade para Pessoas com Deficiência (PCD), sendo necessário enviar RG e carteirinha comprobatória para o e-mail orquestraufmt@gmail.com.

O Lago dos Cisnes

A música do balé O Lago dos Cisnes foi escrita pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Sua primeira montagem estreou em 1877, no Teatro Bolshoi, porém foi somente em 1895 que o balé se tornou um enorme sucesso, com uma nova coreografia criada por Marius Petipa e Lev Ivanov e apresentada no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.

Estruturada em quatro atos, o balé conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pelo perverso feiticeiro Rothbart que desejava se casar com ela e dominar o seu reino. Odette e todo seu cortejo estão aprisionados às margens de um lago no reino do feiticeiro, e conseguem recuperar sua aparência humana apenas por algumas horas, à noite. Para quebrar o feitiço, a princesa precisa que um jovem admirador lhe declare amor e fidelidade. Conduzida pela orquestra o trecho presente no segundo ato n.10, a música de Tchaikovsky exibe uma dramática melodia apresentada inicialmente pelo oboé e expandida para o tutti orquestral. Nuances sonoras repletas de tensão expressas pela incessante afirmação temática cria o clima ideal para os acontecimentos das cenas que estão por vir.

La Bayadère ( Dançarina do templo)

O Ballet narra a história da Nikya, ( dançarina do templo), e de Solor, ( jovem guerreiro), que são apaixonados e planejam fugir juntos e juram fidelidade diante do fogo sagrado. Mas Solor esquece de seu juramento quando Rajá, satisfeito com o presente que recebeu de Solor oferece a mão de sua filha Gamzatti em casamento.

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeitura realiza prestação de contas do 1º quadrimestre nesta segunda (29)
Próxima Hospital que negou cirurgia a Testemunha de Jeová terá de indenizar