Os carros elétricos surgiram como uma alternativa para os poluentes emitidos pelos escapamentos dos automóveis convencionais. Afinal, sabemos que a queima de combustíveis fósseis causa grande poluição e produz gases que podem ser nocivos para a nossa atmosfera.
A cada dia que passa vemos mais modelos surgindo, de modo a agradar todos os tipos de cliente. Mas um exemplar em específico está chamando bastante atenção, devido ao seu preço e praticidade. Estamos falando do Mini EV, um automóvel elétrico extremamente acessível desenvolvido na China pela joint venture SGMW (SAIC-GM-Wuling).
O “baixinho” já se tornou um grande sucesso no país asiático e agora está sendo ofertado por preços ainda mais baratos, graças a um serviço de assinatura de bateria. Será que podemos estar olhando para o futuro da automobilística sustentável? Bom, para descobrir isso, precisamos antes conhecer mais sobre o veículo, vamos lá?
O que o modelo tem de tão especial?
O Mini EV, como o próprio nome já diz, nada mais é do que um mini carro elétrico lançado em 2021. As medidas da máquina são impressionantes: ao todo, ele possui só 2,92 metros de comprimento por 1,94 de distância entre os eixos.
O tamanho compacto facilita muito na hora de manobrar, ainda mais considerando as ruas movimentadas, muito comuns nas grandes cidades.
Ele também é equipado com um motor elétrico mais potente do que a maioria, de 41 cv e 110 Nm. Inclusive, as baterias do sistema elétrico são igualmente maiores, sendo LFP para 17,3 kWh e 200 km de funcionamento CLTC; LFP para 26,5 kWh e 300 km de uso.
Convertendo em valores nacionais, o preço desse compacto atualmente fica entre R$ 39.400 até R$ 51.500, valores bastante razoáveis se considerarmos tudo o que o projeto entrega, tanto que mesmo com ampla concorrência no mercado chinês, o Mini Ev ainda se mantém como uma das opções mais vendidas no país.
Infelizmente, esse veículo ainda não está disponível para venda no Brasil, e também não há previsão para tal. Então, só nos resta esperar e torcer para que opções baratas e acessíveis como essa um dia cheguem até nós. Afinal, o mercado de autos está se diversificando em todo o mundo, e nós não podemos mais ficar para trás.
Fonte: capitalist