De acordo com os arqueólogos da empresa, o enterramento pertence a um representante da cultura Ichma, uma civilização que se estabeleceu no sul de Lima entre os anos 1100 e 1469 da era cristã, quando foi conquistada pelo Império Inca.
Os restos foram encontrados envoltos em cobertores de fibras naturais seguras com cordões amarrados em padrões geométricos, o que permitiu que ficassem preservados em bom estado.
¡Gran hallazgo! Cálidda descubre tumba de 500 años de antiguedad en Ancón 🇵🇪🦴La tumba alberga restos y ofrendas 🏆 que revelan la historia y cultura peruana. Seguimos comprometidos con la preservación del #PatrimonioCultural de nuestro país. #Arqueología pic.twitter.com/SuhapCnXqD
— Cálidda (@CaliddaPeru) May 16, 2023
Grande achado! Cálidda descobre túmulo de 500 anos de antiguidade em Ancón. A tumba contém restos e oferendas que revelam a história e cultura peruanas. Continuamos comprometidos com a preservação do patrimônio cultural de nosso país.
Além disso, os pesquisadores desenterraram vários objetos deixados como oferendas, como vasos de mate e cerâmica.
Segundo informa o Ministério da Cultura, durante os oito anos de trabalhos de instalação de gás na área Lima-Callao, os arqueólogos recuperaram cerca de 1.700 restos arqueológicos.
Fonte: sputniknewsbrasil