Terceiro polo de esporte e lazer é inaugurado na EMEB José Estejo de Campos em Várzea Grande





<!–

–>

A presença do campeão de MMA (artes marciais mistas) Rodrigo “Minotauro” Nogueira marcou, o lançamento do terceiro polo do projeto Esporte Para Além das Fronteiras: Lutas, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos, no bairro Vitória Régia. Com este novo centro, mais crianças da rede municipal poderão ser atendidas, rumo à meta de três mil alunos.

O objetivo do projeto é proporcionar oportunidades para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos participantes, além de promover valores como trabalho em equipe e respeito ao próximo, através da prática esportiva de artes marciais e ensinamento de seus valores.

Para o vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, o investimento em educação e esporte refletem o futuro da cidade. “Graças ao empenho do secretário Silvio Fidelis, bem como dos demais secretários da nossa prefeitura, e de todos os servidores, o prefeito Kalil está conseguindo fazer uma gestão excepcional, reconhecida por toda a população, e o sucesso deste projeto é um exemplo disso”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, enalteceu o trabalho em conjunto do esporte e educação em prol do desenvolvimento social, e falou sobre a meta do projeto para 2024. “Com este polo passamos a atender 1500 alunos da rede municipal, com o objetivo de alcançarmos três mil alunos até o final do próximo ano, com a abertura de dois novos centros para o Projeto. Fazemos isso porque acreditamos que o esporte salva vidas”, afirmou.

Apesar de serem focalizados nas EMEBs Júlio Correa, Salvelina Ferreira da Silva e, agora, José Estejo de Campos, o projeto atende alunos de diversas escolas da região diretamente com as aulas e mais duas mil crianças com os materiais didáticos e esportivos que fazem parte do mesmo.

Rodrigo Minotauro, em sua fala, lembrou do pioneirismo de Várzea Grande no projeto, que hoje já é repetido em diversos outros estados, mas que seguem tendo a nossa cidade como modelo. “Estamos muito felizes de inaugurar mais um polo aqui na cidade. Os professores são capacitados, o secretário Silvio e o superintendente Jadir estão muito empenhados, e me contaram que já estamos tendo resultados em campeonatos”.

Uma destas campeãs é a Ana Julia Santana, de 11 anos, que irá competir nacionalmente representando Várzea Grande no Jiu-Jitsu. “Além da luta, da atividade física, eu aprendo que temos que respeitar os outros e que a gente só pode usar o que aprendeu na aula para o bem”, prometeu.

Marileide Santos, mãe de três alunos que fazem parte do projeto na modalidade boxe, disse que as aulas têm sido uma bênção para os filhos. “Eles têm melhorado o desempenho na escola e também o comportamento no dia a dia. Apesar de ser uma luta, eu confio muito nos professores e em toda a equipe, então estou feliz por estarem participando”.

Desenvolvido em parceria com a editora Inteligência Educacional, o projeto busca desenvolver habilidades e competências para a vida, afirmou o coordenador pedagógico nacional da editora, Frank Bonique, que também reforçou que todo o conteúdo segue as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo de fato um projeto que alia esporte e ensino.

A inauguração do novo polo do projeto Esporte para Além das Fronteiras marca mais uma entrega da prefeitura de Várzea Grande para a comunidade em comemoração aos 156 anos da cidade.

Fonte: @secomvg

Anteriores Conselho Estadual de Cultura tem vagas para representantes da sociedade civil
Próxima Várzea Grande adere a Pacto pela Educação na Primeira Infância