Profissionais da comunicação de prefeituras participam do 2º Encontro de Assessores de Imprensa dos municípios, que será realizado em Cuiabá, nos dias 18 e 19 de maio, no hotel Fazenda Mato Grosso. Marketing Político, Comunicação nas Redes Sociais no Serviço Público, Vantagens do Media Training, Fotojornalismo e Treinamento de Alta Performance são alguns dos temas que integram a programação do evento, que será promovido pela Academy Brasil com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O objetivo é apresentar aos assessores dos municípios os temas atuais da comunicação, além de integrar os profissionais. Serão abordadas as temáticas voltadas para o trabalho diário das assessorias, para que os profissionais possam desenvolver as suas atividades, utilizando as diferentes ferramentas da área de comunicação. Além das palestras técnicas, os participantes terão uma palestra motivacional com foco no alcance de resultados, inteligência emocional, superação de obstáculos, trabalho em equipe, liderança e outros fatores.
A expectativa dos organizadores do evento, é de que os participantes voltem para os municípios convictos de que são valorizados na sua área de atuação, lembrando que o setor de imprensa tem a real importância dentro da estrutura das prefeituras.
Durante o mandato de quatro anos frente as prefeituras, os gestores municipais precisam divulgar as suas ações e os serviços oferecidos á população nas diversas áreas da gestão administrativa municipal
Conforme a diretora da Academy Brasil, Luciane Medeiros Silva, o encontro é uma oportunidade para os assessores receber mais conhecimentos na vasta área da comunicação. “Este curso oferecerá um treinamento prático e teórico, ministrado por profissionais experientes e renomados. Estamos aqui para aprender e trocar experiências, nos conectar com pessoas incríveis desta área”, disse ela, destacando que serão dois dias cheios de aprendizado e network para os assessores de imprensa.
Programação do evento:
Dia 18/05 (quinta-feira)
07:00 – Credenciamento
07:30 – Solenidade de abertura
08:30 – Palestra com Tânia Rauber
Tema: Comunicação nas Redes Sociais no Serviço Público (apresentação de tendências e cases; Relação do real x virtual; Interatividade / Autoridade?. O profissional “assessor” e as redes sociais; TikTok x Instagram x YouTube, Apresentação de redes sociais; oficina com cases reais e fictícios e escrita criativa para legendas e postagens). Momento de interação e solução de dúvidas
13:00 – Palestrante: Rogério Florentino
Tema: Fotojornalismo (cobertura diária com o registro das ações do prefeito e equipes; fotos nos eventos externos em diferentes situações; fotos para as postagens no site, rede social e outras plataformas; o melhor ângulo para os registros; o equipamento adequado para o trabalho dos assessores; crédito necessário das postagens; a melhor foto para a imprensa publicar)
15:30 – intervalo para o Coffee break
16:00 – Oficina sobre a fotografia com Rogério Florentino
Dia 19/05 (sexta-feira)
07:30 – Credenciamento
08:00 – Palestrante: Valdzar Andrade
Tema: O Poder da Comunicação na Industria sem Xaminé (O que digo, como digo é que faz a diferença, poder de persuasão, armas da persuasão e retorica; Turismo como fonte de alavancagem da economia local, geração de emprego, renda, entretenimento e intercâmbio cultural; IGR- Instancia de governança regional do turismo; Experiências de trilhas internacional e nacional para o desenvolvimento sustentável)
09:30 – Palestrante: Rafael Fontana
Tema: As Vantagens do Media Training
(Aspectos da Comunicação; Importância da boa comunicação: Construção de reputação; Credibilidade; Valor agregado; Percepção e Realidade: Impactos positivos e negativos nos públicos; Banco de confiança; Fatos, personagens e provas; Foco na Comunicação; Transmitindo mensagens; Fluxo da informação: quem é o jornalista e como ele trabalha; Meios e formas de comunicação; Melhorar o nosso relacionamento com a mídia; O fenômeno das redes sociais; Transmitindo as mensagens-chave: Alinhamento de informações; Preparação, foco e atenção; Criar oportunidades para maximizar a percepção positiva; Comunicação verbal e não verbal: Características do estilo em relação a aspectos verbais e não-verbais da comunicação, como objetividade do discurso, extensão frasal, clareza nas informações, segurança na fala, postura, gestos, expressões faciais e corporais, roupas; Ferramentas eficientes para trabalhar os recursos verbais, não verbais e vocais conforme os objetivos da ocasião; Psicodinâmica vocal e sua influência em situações concretas; Como elaborar versões curtas e longas de um mesmo tema e adaptá-las às necessidades profissionais e simulação de entrevistas).
intervalo para o Almoço
!3:00 – Palestra Motivacional
Palestrante: Tariane Barbieri
Treinadora e mentora de líderes, que aborda integração, autoconhecimento, inteligencia emocional, produtividade, tomada de consciencia, criatividade, melhoria no relacionamento interpessoal, melhoria do clima organizacional, valorização e outros aspectos humanos.
intervalo para o coffe break
16:00h – Encerramento do Encontro.
.
Fonte: amm