Vendas do comércio varejista ‘reagem’ e crescem 0,8% em março


Após registrar deflação de 0,1% em fevereiro, as vendas do comércio varejista exibiram alta de 0,8% em março último, apontam dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada, nesta quarta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ante março de 2022, o setor avançou 3,2% – oitava alta seguida do indicador – e subiu 1,2% nos últimos 12 meses. Com esse resultado, no primeiro trimestre deste ano, as vendas cresceram 2,4%, no comparativo anual.

Pelo critério de receita nominal, o setor varejista aumentou 2,5% em março, ante fevereiro, e de 7% em relação a março de 2022; 8,6% no ano e 12,6% no período de 12 meses. Entretanto, tomando por base a expansão de 3,8% das vendas varejistas, na passagem de dezembro para janeiro, o desempenho do comércio revelou desaceleração, no primeiro trimestre do ano (1T23), com ligeira reação, ao final deste período. Em fevereiro deste ano, pela média móvel trimestral, houve avanço de 0,2%; 1%, ante fevereiro do ano passado; 1,8% no acumulado do ano e 1,3% em 12 meses.

Mesmo considerando a alta de março último, quatro das oito atividades pesquisas tiveram declínio, como tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Ao mesmo tempo, foi observada estabilidade no setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo.

Também contribuíram para a elevação percentual do varejo, os segmentos: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Ao comentar a alta varejista de março, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos explica que “esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”.

A receita nominal do comércio varejista teve altas de 2,5% na comparação com fevereiro, 7% em relação a março do ano passado, 8,6% no acumulado do ano e 12,6% no acumulado de 12 meses.

Pelo varejo ampliado, por seu turno, o volume de vendas – que inclui materiais de construção e veículos/peças – cresceu 3,6%, de fevereiro para março, como reflexo, ainda, de altas de 3,7% na atividade de veículos, motos, partes e peças, e de 0,2% nos materiais de construção. No comparativo anual, o varejo ampliado cresceu 8,8% em março último.

Fonte: capitalist

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