Quem quer comprar um carro novo pode optar por várias modalidades de pagamento: à vista, financiamento, consórcio, empréstimo bancário… Algumas fabricantes até inovam, como a GWM, que negociou as reservas de seu primeiro carro, o Haval H6, no Mercado Livre, ou a BMW, que já ofereceu carros no Instagram, no Rappi e até em um site de artigos de luxo, o Farfetch.
Mas pela primeira vez um carro foi vendido no Brasil por criptomoedas. A Osten, grupo automotivo que comercializa carros do segmento premium no país, negociou um Tesla Model S Plaid, avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão. O sedã elétrico foi pago com 11,5 bitcoins — e há ainda outros cinco veículos em negociação por meio dessa modalidade de compra.
Devido à alta demanda, a empresa criou uma divisão chamada Osten Cripto para oferecer a opção de pagamento por meio de ativos digitais e toda a negociação pode ser feita de forma virtual. Após o carro ser escolhido, seu valor em reais é convertido para a criptomoeda com a qual o cliente está acostumado a usar (como bitcoin, ether, tether, entre outras).
A transação utiliza a taxa de conversão no momento da compra e as criptomoedas são transferidas diretamente para a concessionária. “O negócio segue todos os trâmites normais de venda, com a realização do contrato e a transferência do carro”, explica Fabiano Nagamatsu, diretor da Osten Moove. Por envolver valores altos, o negócio é realizado por meio de exchanges e a transação é informada ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para evitar a evasão fiscal.
Nesse primeiro momento, apenas carros elétricos de BMW, BYD e Tesla estão sendo vendidos com ativos digitais, mas o plano é estender essa modalidade para os modelos a combustão. Os valores começam em R$ 340 mil para o BMW i3.
“O mercado de compra por criptomoeda já é uma realidade e deve crescer ainda mais, principalmente junto ao público de alto poder aquisitivo, e a jovens e influenciadores que negociam em ativos digitais”, conclui Nagamatsu.
O Tesla Model S Plaid é considerado um dos carros elétricos mais velozes do mundo. O sedã é equipado com três motores que entregam absurdos 1.020 cv de potência. A autonomia é de 624 km.
Sua aceleração é brutal: ele leva apenas 2,1segundos para chegar aos 100 km/h. Em comparação, o Porsche Taycan Turbo S (um dos carros mais rápidos testados pela Autoesporte), que também é elétrico, precisa de 2,8 s para cumprir essa distância. Já um Bugatti Chiron (a gasolina), de 1.500 cv, leva 2,3 s.
O Model S Plaid vem ainda com um amplo pacote de assistência ao motorista e condução semiautônoma, como o conhecido (e polêmico) Full Self-Driving, que permite que o carro assuma a direção durante alguns trechos, mas requer a atenção plena do motorista para intervenção.
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Fonte: direitonews