Polônia exige reparação de US$ 1,3 trilhão da Alemanha pela 2ª Guerra Mundial


24521026

Há alguns anos, na Polônia começaram a apelar para que a Alemanha pagasse pelas reparações devido aos danos causados ao longo da Segunda Guerra Mundial. Depois, foi criada uma comissão parlamentar especial para avaliar a quantia da remuneração.
O governo alemão, por sua vez, tem repetidamente declarado que não tem planos de pagar reparações à Polônia, por já ter as pagado. Além disso, conforme as autoridades alemãs, não há razões para pôr em dúvida a recusa das reparações feita pela Polônia em 1953.

“A soma apresentada, que reflete o valor dos danos causados, corresponde a 6 trilhões e 200 bilhões de zlotys”, disse Kaczynski, afirmando que “essa soma é absolutamente tolerável para a Alemanha”.

O presidente polonês, Andrzej Duda, fala durante coletiva de imprensa após uma reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2022

Além disso, o político não exclui a possibilidade de a quantia ser aumentada como resultado de futuras pesquisas.
Ao mesmo tempo, Kaczynski salientou que “a Alemanha ainda não pagou completamente pelos seus crimes em relação à Polônia. Ele expressou a sua indignação pelo fato de muitos criminosos nazistas nunca terem sido punidos e até terem “ocupado altos cargos” na Alemanha pós-guerra.
O presidente do partido governista sublinhou que a apresentação do relatório sobre as reparações é “uma decisão de levantar a questão na arena internacional e, especialmente, nas relações alemão-polonesas”.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, durante coletiva de imprensa após encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022

“A Polônia deseja receber compensação por tudo o que o Estado alemão, junto com o povo alemão, fez à Polônia nos anos de 1939 a 1945”, disse.
Nesse contexto, o analista russo Anatoly Kapustin, que é presidente da Associação Russa do Direito Internacional, disse à Sputnik que a Polônia não tem nenhum fundamento legal para exigir reparações da Alemanha, pois a questão já foi resolvida nos termos do direito internacional há muito tempo.
Anteriores Em nota técnica, MPF sugere veto presidencial ao projeto de lei que altera limites da Floresta Nacional de Brasília
Próxima MP Eleitoral estabelece diretrizes para fiscalizar acessibilidade em locais de votação