A janela de transferências europeia é sempre um período para onde todos os apaixonados de futebol voltam os olhares. Durante a sua abertura, surpresas e grandes contratações sempre acontecem e a edição de 2022, que se encerrou na última quinta-feira (1º/9), não foi diferente.
Confira, abaixo, os principais acontecimento do período de contratações no Velho Continente:
Impacto imediato
Haaland, uma das contratações mais faladas da janela de transferências europeia, já chegou dando o que falar no começo de sua passagem pelo Manchester City. O norueguês, que custou 60 milhões de euros, marcou nove gols nos seis primeiros jogos de Premier League e bateu a marca de Kun Agüero, um dos maiores ídolos dos Citizens, que marcou oito gols nos primeiros seis jogos de Campeonato Inglês.
Outro que já chegou impactando em seu novo clube na Premier League foi Gabriel Jesus, que deixou o City para se juntar aos Gunners por 52 milhões de euros. O brasileiro é o líder de participação em gols do Arsenal. Ele balançou as redes em três oportunidades e deu três assistências em seis jogos.
Reforços azul-grená
Além de bons nomes como Raphinha, Koundé e Kessié, o Barcelona contratou o centroavante Lewandowski por 45 milhões de euros do Bayern de Munique. O começo do polonês não surpreende, afinal, o duas vezes The Best tem o faro do gol. Até o momento, são quatro em três rodadas da La Liga.
Premier League brazuca
A Premier League já contava com grandes nomes do Brasil, como Jesus, Fred, Firmino, Fabinho, Alisson e Fred. Pois agora, o Campeonato Inglês tem também Casemiro (Manchester United), Antony (Manchester United), Renan Lodi (Nottingham Forest), Lucas Paquetá (West Ham) e Arthur (Liverpool).
CR7 vai ou fica?
Rumores sempre assolam o período da janela de transferências, e a maior novela dessa temporada envolveu Cristiano Ronaldo. O português, que não participou da pré-temporada do Manchester United, segundo ele, por motivos familiares, acabou gerando muitos burburinhos.
A imprensa europeia falou que o craque de 37 anos queria deixar os Red Devils para jogar a Champions League, mas acabou tendo as portas fechadas por clubes como Bayern de Munique, Chelsea e, até mesmo, o Olympique de Marselha.
Com o encerramento da janela, Cristiano Ronaldo acabou ficando no Manchester United. Mas até o momento, o local do cinco vezes Bola de Ouro vem sendo o banco de reservas.