A McLaren finalmente encerrou a novela de seu segundo piloto para a temporada 2023 da F1. Nesta sexta-feira (2), entre as sessões de treino do GP da Holanda, o anúncio, sem surpresa, foi feito pelo time: Oscar Piastri foi o escolhido para ser companheiro de Lando Norris após vencer audiência desta semana.
A situação do competidor australiano tem estado sob os holofotes já há algum tempo. Após o anúncio da saída de Fernando Alonso da Alpine, a equipe francesa rapidamente tratou de anunciar o piloto reserva como titular no próximo ano.
Acontece que parecia tudo acertado, menos com o próprio Piastri. Através de suas redes sociais, logo tratou de desmentir o anúncio do time dizendo que não havia seu consentimento e que não iria defender a escuderia no próximo ano.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Isso trouxe, então, diversas especulações sobre como o mercado de pilotos iria se mover. Um dos principais boatos era de que Oscar iria assumir a vaga de Daniel Ricciardo na Mclaren em 2023, apesar de as duas partes sempre confirmarem seu comprometimento.
Acontece que nesse meio tempo, dando força às especulações, a equipe inglesa e o vencedor de Monza de 2021 confirmaram que o contrato se encerraria ao final de 2022, um ano antes do previsto.
Para dar um tom ainda mais dramático a toda a situação, McLaren e Alpine participaram de uma audiência no Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA (CRB). A decisão da reunião saiu na última quinta-feira.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
A batida do martelo, então, foi favorável ao time de Bruce McLaren. Portanto, Piastri vai defender a equipe a partir da temporada 2023. “O único contrato reconhecido é o entre a McLaren e Piastri de 4 de julho de 2022. Piastri é piloto da McLaren para as temporadas 2023 e 2024”, informou a decisão final.
“Estou extremamente animado em fazer minha estreia na F1 em uma equipe de renome como a McLaren e estou muito grato por essa oportunidade dada a mim. A equipe tem uma longa história em dar a jovens talentos uma oportunidade e estou ansioso para trabalhar ao lado de Lando para levar a equipe para a frente do grid”, falou Oscar.
“Estou focado em me preparar para minha estreia na F1 em 2023 e começar minha carreira como papaia”, continuou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Toda a equipe está muito feliz em receber Piastri para 2023 na F1. Ele tem uma carreira impressionante e temos certeza de que com Lando, vai ser capaz de nos ajudar a dar outro passo em direção à nossa ambição. Ainda temos um importante trabalho nesta temporada, que é o foco da equipe”, disse Andreas Seidl, chefe da McLaren.
“Depois vamos assegurar que Oscar vai estar integrado com a equipe o mais rápido possível e para encarar os desafios à frente. Estamos ansiosos para preparar uma animadora temporada 2023 juntos”, completou.
We have signed 2021 F2 champion @OscarPiastri.
Oscar joins Lando to form our exciting F1 driver line-up from 2023. 👊
Full story. ⬇️
— McLaren (@McLarenF1) September 2, 2022
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });