O banho de sol é uma forma comprovada de estimular a produção natural de vitamina D e ativar a melanina na pele, além de ser benéfica para o bem-estar. Mas a prática tem ganhado proporções inusitadas nos últimos anos com a popularização de influenciadoras adeptas à exposição solar do períneo (região que engloba desde o ânus até a genital).
No TikTok, vídeos que recomendam a exposição das genitais em direção ao sol já contam com milhões de visualizações e têm como objetivo “aumentar as vibrações”, melhorar o humor e até mesmo a libido. As influenciadoras indicam tirar as roupas íntimas e posicionar-se de modo que a região perianal fique diretamente exposta ao sol no intervalo de dois a cinco minutos.
Segundo as adeptas da prática, expor a região à luz solar faz com que a energia natural do sol seja absorvida. A ideia é de que o estímulo da luz também auxilie no sono, na concentração e na criatividade.
“As pessoas sempre me perguntam como eu estou feliz o tempo todo. Tomar sol nos orifícios por dois minutos durante o dia vai aumentar suas vibrações”, afirmou a criadora de conteúdo Lauren K., em um vídeo publicado no TikTok em junho deste ano. A influenciadora acrescentou que a recomendação não é uma indicação médica, e reconhece que é controversa.
De acordo com a dermatologista Natália Medeiros, existem limites para os benefícios do sol para a saúde humana. “Essa prática não é recomendável e não existe comprovação científica dos supostos benefícios. A região do períneo é bastante sensível e, se eu fosse aconselhar alguém sobre isso, diria para não tentar em casa ou, mais especificamente, ao ar livre”, afirma a médica.
0
A prática também acende o alerta a respeito dos riscos de desenvolvimento do câncer de pele, pois um dos fatores de risco é a exposição constante e desprotegida da derme à luz solar. De acordo com a dermatologista Luanna Caires, a pele fina da região do períneo aumenta as chances de queimaduras e manchas, acelerando o envelhecimento e o escurecimento da pele e podendo levar ao desenvolvimento de câncer.
Ou seja, ao contrário do que é exposto nas redes, há contraindicação a respeito do banho de sol íntimo. A dermatologista indica que não é preciso tirar a roupa e ficar com as pernas abertas para obter os benefícios da luz solar, e que tomar sol em qualquer outra parte do corpo já provoca os benefícios apontados pelas influenciadoras.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.