Com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre, o Painel de Eficiência em Convênios, que está sendo desenvolvido pelo governo de Mato Grosso, foi amplamente discutido em reunião realizada nesta segunda-feira (8), na Casa-Civil, com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e equipe técnica.
A apresentação da ferramenta foi feita pelo secretário-chefe do Gabinete de Governo, Jordan Espíndola, que estava acompanhado pelo secretário-adjunto da Casa-Civil, Adjaime Ramos, e técnicos da Pasta. O objetivo é possibilitar a avaliação do desempenho dos municípios na execução de convênios celebrados com o estado.
O presidente da AMM destacou que o painel será uma importante ferramenta de gestão para prefeitos e também para o governo de Mato Grosso. “As informações compiladas e organizadas de forma sistemática vão permitir o monitoramento dos investimentos, o planejamento de ações, além da identificação de novas demandas de projetos e obras”, assinalou Fraga.
A ferramenta governamental vai contar com informações de 28 indicadores, entre as quais convênios formalizados, cobertura vacinal, obras paralisadas nos municípios, situação financeira da previdência, investimento bruto, despesa de pessoal, dívida consolidada, Produto Interno Bruto (PIB), analfabetismo, pobreza, coleta de esgoto, domicílio urbano com pavimentação, entre outros.
Durante a reunião, os representantes da AMM opinaram sobre o sistema e sugeriram algumas mudanças visando otimizar os dados, facilitar o entendimento e ampliar o acesso às informações, que ficarão disponíveis a todos os gestores.
Fraga ressaltou, ainda, a necessidade de elaboração de um programa de modernização das prefeituras e capacitação dos prefeitos e equipes visando o aperfeiçoamento da gestão. “Além de criar ferramentas de avaliação, consideradas de grande importância para a administração pública, o governo do estado também poderia oferecer suporte técnico e financeiro para modernização econômica e financeira das prefeituras, visando a melhoria dos indicadores dos municípios”, frisou.
Fonte: amm